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CURRICULO E IDENTIDADES
Pedro Adjedan David de Sousa ; Cícero Magérbio Gomes Torres ; Marcia de Sousa Figueiredo
Revista espaço do curriículo, 2023-08, Vol.16 (2)
Universidade Federal da Paraíba
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Título:
CURRICULO E IDENTIDADES
Autor:
Pedro Adjedan David de Sousa
;
Cícero Magérbio Gomes Torres
;
Marcia de Sousa Figueiredo
Assuntos:
Arqueologia Social Inclusiva
;
Currículo
;
Educação
É parte de:
Revista espaço do curriículo, 2023-08, Vol.16 (2)
Descrição:
A construção das identidades passa por um processo de socialização, e relação com as culturas através dos percursos formativos, agregando elementos articulados pelas instituições educativas formais e não formais. A Arqueologia Social Inclusiva, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE, constitui-se em uma prática formativa que fomenta o resgate da memória, das identidades e liga os sujeitos as culturas, a história, a geografia do lugar e os materiais tangíveis e intangíveis que compõem o campo da educação, construindo pertencimento através de uma pedagogia performática, numa relação entre currículo oculto, educação e cultura. O objetivo central da pesquisa foi analisar a Arqueologia Social Inclusiva como ferramenta de formação na Fundação Casa Grande em Nova Olinda – CE, bem como suas aproximações com as culturas, as identidades e o processo educativo não formal de crianças e adolescentes atendidas. Para tanto, fez-se necessário um diálogo de aporte teórico acerca dos significados da cultura, da educação, do currículo, da relação entre currículo e cultura e a construção das identidades. Desenvolveu-se uma pesquisa etnográfica, através de observação participante, com grupos focais e aplicação de questionários semiestruturados. Os dados foram processados por meio da análise de conteúdo, apresentados no percurso do texto, através de abordagem qualitativa. Concluiu-se que a Fundação Casa Grande possui um papel de protagonismo no Cariri em função de suas práticas educativas emancipatórias e de valorização da memória e das produções etnográficas, além de levar em consideração os pressupostos da Arqueologia Social Inclusiva como instrumento de formação do currículo não formal.
Editor:
Universidade Federal da Paraíba
Idioma:
Espanhol
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