skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Physical Collection
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Physical Collection
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
História e projeto o papel do precedente na concepção da forma arquitetônica
Taís Maria Alves Kufner Gian Carlo Gasperini 1926-2020
2002
Available at
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(720.781 K953h )
and other locations
(GetIt)
This feature requires javascript
Locations & Holds
Details
Reviews & Tags
Requests
More
Virtual Browse
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
História e projeto o papel do precedente na concepção da forma arquitetônica
Author:
Taís Maria Alves Kufner
Gian Carlo Gasperini 1926-2020
Subjects:
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO) -- BRASIL
;
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Description:
A principal proposta desta pesquisa pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teórica e histórica) vinculada à produção prática (projeto), como fundamental fonte para uma crítica consistente que possa viabilizar uma criação consciente.A escola Bauhaus, fundada no início do século passado, por Walter Gropius, teve uma forte influência no ensino de arquitetura no Brasil. Esta escola vislumbra o ensino de história como um inibidor do pensar criativo de um estudante de arquitetura. Nesse contexto, a pesquisa verifica se realmente a carga horária e o assunto a ser tratado nas disciplinas de história foram reduzidos, fatos que, talvez, possam Ter provocado expressivas e danosas conseqüências na formação da massa de arquitetos que anualmente enfrenta o mercado de trabalho, com reflexos facilmente observáveis, por exemplo, na sua produção e desvalorização da classe, uma vez que ao projetar não demonstram conhecimentos suficientes que fundamentem sua criação. A presente dissertação discute, também, as diversas variáveis que permitem, nos dias atuais, encontra-se o mesmo edifício construído em qualquer parte do mundo, sem levar em conta o local no qual foi inserido, como se os arquitetos da atualidade não reconhecessem fronteiras e fundamentassem sua arquitetura em revistas, cujos projetos fossem modelos a copiar, desprovidos de uma crítica mais apurada e
consistente.A pesquisa proporciona, portanto, esclarecimentos sobre os problemas acima levantados através da análise de diversos cursos de arquitetura no país, entrevistas com docentes e discentes, pensamentos e citações de muitos arquitetos renomados. O presente trabalho destina-se a todas as pessoas interessadas na melhoria do ensino de arquitetura em nosso país, reúne dados sobre diversas questões pertinentes ao assunto e sugere uma reflexão, a fim de que possamos discutir alternativas par o aprimoramento do processo educativo; em um outro enfoque, sugere meios de incentivar os futuros arquitetos a fundamentarem sua criação no estudo dos precedentes, fonte inesgotável do saber, unida a uma crítica coerente preocupada, sempre, com a preservação do local, da cultura e dos anseios daquela sociedade que será privilegiada com o seu projeto. A principal proposta desta pesquisa pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teórica e histórica) vinculada à produção prática (projeto), como fundamental fonte para uma crítica consistente que possa viabilizar uma criação consciente.A escola Bauhaus, fundada no início do século passado, por Walter Gropius, teve uma forte influência no ensino de arquitetura no Brasil. Esta escola vislumbra o ensino de história como um inibidor do pensar criativo de um estudante de arquitetura. Nesse
contexto, a pesquisa verifica se realmente a carga horária e o assunto a ser tratado nas disciplinas de história foram reduzidos, fatos que, talvez, possam Ter provocado expressivas e danosas conseqüências na formação da massa de arquitetos que anualmente enfrenta o mercado de trabalho, com reflexos facilmente observáveis, por exemplo, na sua produção e desvalorização da classe, uma vez que ao projetar não demonstram conhecimentos suficientes que fundamentem sua criação. A presente dissertação discute, também, as diversas variáveis que permitem, nos dias atuais, encontra-se o mesmo edifício construído em qualquer parte do mundo, sem levar em conta o local no qual foi inserido, como se os arquitetos da atualidade não reconhecessem fronteiras e fundamentassem sua arquitetura em revistas, cujos projetos fossem modelos a copiar, desprovidos de uma crítica mais apurada e consistente.A pesquisa proporciona, portanto, esclarecimentos sobre os problemas acima levantados através da análise de diversos cursos de arquitetura no país, entrevistas com docentes e discentes, pensamentos e citações de muitos arquitetos renomados.O presente trabalho destina-se a todas as pessoas interessadas na melhoria do ensino de arquitetura em nosso país, reúne dados sobre diversas questões pertinentes ao assunto e sugere uma reflexão, a fim de que possamos discutir alternativas par o aprimoramento do processo educativo; em um outro enfoque, sugere
meios de incentivar os futuros arquitetos a fundamentarem sua criação no estudo dos precedentes, fonte inesgotável do saber, unida a uma crítica coerente preocupada, sempre, com a preservação do local, da cultura e dos anseios daquela sociedade que será privilegiada com o seu projeto
Creation Date:
2002
Format:
192 p.
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
10
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_FISICO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript