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Exporting progress: os norte-americanos e o planejamento do campus no Brasil.

Pereira, Fúlvio Teixeira De Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2017-06-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Exporting progress: os norte-americanos e o planejamento do campus no Brasil.
  • Autor: Pereira, Fúlvio Teixeira De Barros
  • Orientador: Anelli, Renato Luiz Sobral
  • Assuntos: Urbanismo - Brasil; Campus Universitário; Estados Unidos; Reforma Universitária; Rudolph Atcon; Universidades (Arquitetura); Urbanism - Brazil; University Reform; Universities (Architecture); United States; Campus
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Aborda a transferência cultural de ideias dos Estados Unidos ao Brasil, a partir da assistência técnica norte-americana ao planejamento do campus no país, em seu período mais intenso: de 1961, criação da USAID e da Aliança para o Progresso, até 1975, retirada do principal consultor em atividade no Brasil: Rudolph Atcon. Parte da hipótese que tal assistência técnica se baseava numa ação seletiva, que estabelecia um preciso quadro de referências a ser transferido, ao levar em consideração as diferenças culturais entre ambos os países, afora os interesses políticos-ideológicos envolvidos nessa assistência. Por isso, busca analisar a seletividade da assistência técnica norte-americana ao planejamento do campus no Brasil, sob três eixos de investigação: caracterizar as tensões e resistências culturais no processo de assistência técnica, apontar a racionalidade econômica dirigida ao campus e identificar as demandas políticas e disciplinares no planejamento do campus. Emprega como fonte documental os discursos estabelecidos pelos consultores norteamericanos então atuantes no Brasil, em seus relatórios, apresentações em seminários e livros publicados, além dos relatórios gerais de avaliação do programa de assistência técnica. Conclui que as ideias transferidas ao Brasil sobre planejamento do campus foram seletivas e mais condicionadas por questões políticas e econômicas, com vistas à despolitização e à instrumentação da universidade ao desenvolvimento econômico. Foi promovido um ideário de campus centrado na economia, ordem e disciplina do espaço físico, em grande parte apoiada nos escritos de Atcon, sobretudo seu ensaio de 1961.
  • DOI: 10.11606/T.102.2017.tde-04092017-105123
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2017-06-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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