skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Busca Geral
Busca Simples
This feature requires javascript
Ação, objeto e espaço na obra
de
Sérgio Ferro e Hélio Oiticica
Morita, Carolina Akemi Martins
BR
Sem texto completo
Citações
Citado por
Serviços
Detalhes
Resenhas & Tags
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ação, objeto e espaço na obra
de
Sérgio Ferro e Hélio Oiticica
Autor:
Morita, Carolina Akemi Martins
Descrição:
Este trabalho tem a intenção
de
compreender a maneira como se realizava a construção do espaço no que este implica a noção
de
participação - nos percursos
de
Sérgio Ferro e Hélio Oiticica durante a década
de
1960, através da análise
de
suas
obras
- escritos e propostas artísticas/ arquitetônicas à luz
de
seus interlocutores teóricos. Sérgio Ferro e Hélio Oiticica
de
certa maneira diferenciavam-se dos movimentos predominantes no período, seja pelo tipo
de
abordagem política, pela aproximação ao popular, pela defesa da participação individual e coletiva, ou pelas relações propostas entre objeto e sujeito. O arquiteto, a partir
de
uma análise marxista, criticava o desenho moderno, a alienação e exploração na construção civil, e defendia o \"trabalho livre\" e criativo, a participação, o engajamento no
canteiro
de
obras
, enfim, a \"re-humanização\" do trabalho. Já o artista plástico propunha a antiarte como uma totalidade arte-vida-ação, a fim
de
alçar novos sentidos
de
espaço e
de
tempo, novas relações entre sujeito e objeto, e desencadear impactos sociais e políticos a partir de uma abordagem artística. Experimentação e participação apareciam articuladas em ambos os artistas como uma possibilidade de contestar uma realidade estabelecida e de gerar transformações. A relevância destes debates provém, então, do fato de representaram manifestações simbólicas perante a realidade vigente na década de 1960, que suscitaram novas questões e reflexões no âmbito da arte e arquitetura, e desencadearam ressonâncias sensíveis para a atualidade. Frente ao espaço organizado, harmônico e do comando, ao tempo abstrato e programado, à racionalidade do sujeito alienado e do objeto autônomo, Hélio Oiticica e Sérgio Ferro, cada qual a sua maneira, buscarão discutir maneiras de (re)apropriação do objeto, do espaço e do tempo pelo sujeito. É com base nestas discussões que nos aproximaremos de suas propostas. This work intends to understand how space was constructed - in the sense concerning the notion of participation - in the routes of Sérgio Ferro and Hélio Oiticica, during the decade of 1960, by means of the analysis of their works - writings or artistic/architectonic propositions - in the light of their mean theoretical interlocutors. Sérgio Ferro and Hélio Oiticica were somehow distinct from the prevailing movements in this period, be it for their political approach, their engagement to the popular, their defense of individual and collective participation, or the relations between object and subject they proposed. The architect Sérgio Ferro, from a marxist approach, criticized the modern drawing, the alienation e exploitation in the construction, and supported the creative and \"free work\", the participation, the engagement in the construction site, that is, the \"re-humanization\" of work. As for the artist Hélio Oiticica, the anti-work consisted in a totality among art-life-action, with the purpose to reach new senses of space and time, new relations between subject and object, and to generate social and political impacts from an artistic approach. Experimentation and participation appeared connected in both artists, as a possibility to question an established reality, and to engender transformations. The relevance of these debates is thus based on the fact that they represent symbolic manifestations against the prevailing reality in 1960, which inspired new questions and reflections in the fields of art and architecture, and have resonances to actuality. Before the organized, harmonic and controlling space, the abstract and programmed time, the rationality of an alienated subject and the autonomous object, Hélio Oiticica and Sérgio Ferro, each one in his own way, will search for manners of (re) appropriation of the object, space and time. It is thus basing on these aspects that we intend to analyze their propositions.
Editor:
BR
Idioma:
Português
Links
View record in Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)$$FView record in $$GNetworked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
20
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript