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Coordenação de Unidade da Atenção Básica no SUS: trabalho, interação e conflitos

Carvalho, Brigida Gimenez

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2012-12-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Coordenação de Unidade da Atenção Básica no SUS: trabalho, interação e conflitos
  • Autor: Carvalho, Brigida Gimenez
  • Orientador: Ayres, Jose Ricardo de Carvalho Mesquita; Peduzzi, Marina
  • Assuntos: Atenção Básica; Trabalho; Conflito (Psicologia); Enfermagem; Gerência; Primary Health Care; Nursing; Management; Conflict (Psychology); Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: A gerência no nível local da atenção básica (AB) busca promover condições propícias para atenção integral à saúde de usuários, com a participação destes, dos trabalhadores e gestores e inclui a gestão de conflitos no cotidiano de trabalho. Objetivo: O estudo teve como objetivo compreender a emergência e o manejo de conflitos que ocorrem na interação entre trabalhadores e coordenadores de unidade básica de saúde (UBS) e suas relações com os processos de reconhecimento mútuo e desrespeito. Método: A pesquisa foi realizada em duas fases. Na primeira, exploratória, foram caracterizados o perfil dos coordenadores e os instrumentos gerenciais utilizados, a partir de um questionário semiestruturado, aplicado aos coordenadores de 108 UBS de 21 municípios da região norte do Paraná, Brasil. Os resultados dessa fase possibilitaram compreender o contexto da atuação gerencial e definir o campo de pesquisa da segunda fase: um município de médio porte cujos gerentes das UBS eram todos enfermeiros, apresentavam experiência na gerência de UBS e utilizavam, com certa regularidade, instrumentos para a gestão do trabalho. Na segunda fase foi desenvolvido um estudo de caso, de caráter compreensivo e interpretativo de abordagem critico-hermenêutica. As técnicas de coleta foram: grupo focal com coordenadores, observação do cotidiano de trabalho e entrevista semiestruturadas com trabalhadores. Na análise utilizou-se o quadro teórico-conceitual do processo de trabalho em saúde, das teorias do agir comunicativo de Jürgen Habermas e do reconhecimento de Axel Honneth e a triangulação dos resultados. Resultados: O conflito foi compreendido como fenômeno relacionado ao trabalho e permeado pela interação social; se manifesta no contexto organizacional como obstáculos que tensionam ou levam ao rompimento da contratualidade prevista nas relações de trabalho. Os conflitos foram provocados por situações de desrespeito em três esferas de relações: primárias; jurídicas; ou da solidariedade. Foram tipificadas seis modalidades de conflitos, relacionados à: falta de colaboração no trabalho; desrespeito por relações assimétricas entre os trabalhadores; comportamento do funcionário-problema; problemas pessoais; assimetria com outros níveis de gestão e infraestrutura deficitária dos serviços do SUS. Na gestão dos conflitos, observou-se a referência também aos usuários, por serem os destinatários da atenção à saúde, e a menção ao coordenador como mediador de conflitos que utiliza como recursos de manejo: reconhecimento, atitude dialógica, sabedoria prática e sua autoridade, articulando ações técnico-científicas e comunicativas. Conclusão: O estudo mostrou que os conceitos de processo de trabalho em saúde e as teorias do agir comunicativo e do reconhecimento, ao serem articulados, constituiu quadro teórico com potência explicativa e de compreensão do fenômeno estudado. Os resultados mostraram complementaridade da ação instrumental e comunicativa na gestão de UBS e, em particular, dos conflitos, evidenciando uma modalidade de gestão comunicativa. Também permitiram identificar que a ausência de reconhecimento nas esferas das relações primárias, do direito e da solidariedade está na origem dos conflitos no trabalho, bem como construir uma tipologia de conflitos que pode subsidiar o seu entendimento e manejo. A pesquisa aponta para a necessidade de estudos futuros sobre o caráter interprofissional da gerência na AB e a presença expressiva de enfermeiras nessa atuação.
  • DOI: 10.11606/T.7.2012.tde-08032013-144439
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2012-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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