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A atenção à pessoa humana - paciente e aluno - no âmbito da formação em odontologia: o papel do docente, da reestruturação curricular e da bioética

Junqueira, Cilene Rennó

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2009-12-16

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  • Título:
    A atenção à pessoa humana - paciente e aluno - no âmbito da formação em odontologia: o papel do docente, da reestruturação curricular e da bioética
  • Autor: Junqueira, Cilene Rennó
  • Orientador: Ramos, Dalton Luiz de Paula
  • Materias: Bioética Ensino; Docentes De Odontologia; Educação Em Odontologia; Ética Odontológica; Bioethics - Education; Dental Education; Dental Ethics; Dental Faculty
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: A atenção à pessoa humana requer o reconhecimento de sua dignidade. Para isso, é necessário que a pessoa seja percebida como ser único, como unidade de corpo e espírito e em sua totalidade, ou seja, nas suas diversas dimensões (biológica, psicológica, social e espiritual). Para compreender essa necessária atenção, no âmbito da formação em Odontologia, este estudo discute o significado da reestruturação curricular da FOUSP, da contribuição do docente e da Bioética para a formação integral do aluno, a fim de que essa atenção possibilite a abordagem integral do processo saúde-doença e que, consequentemente, promova o respeito à dignidade do paciente. Trata-se de estudo qualitativo realizado por meio de análise etnográfica e pela análise temática de conteúdo. Para isso, a coleta de dados consistiu de observação-participante (imersão da pesquisadora por três anos na instituição), da análise de dados documentais, de entrevistas com docentes e de informações obtidas de alunos da graduação. A análise das atividades promovidas em razão da participação da instituição no Pró-saúde permite concluir que grandes avanços têm sido percebidos a partir desse processo de reformulação do currículo, como a capacitação pedagógica dos docentes, a diversificação dos cenários de práticas, e a reestruturação do ensino da clínica. Mas, sobretudo, permite considerar que a maior contribuição desse processo é o resgate da preocupação de todos com o ensino da graduação. Além disso, o ensino da Bioética pode contribuir para despertar no aluno a reflexão acerca da vida a partir de suas próprias experiências. Sobretudo quando o ensino da Bioética ocorre na prática, pela vivência de situações reais, que possibilitam ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico baseado em circunstâncias em que os olhares dos alunos e pacientes podem se cruzar, as atitudes éticas são exercitadas e serão assimiladas mais facilmente pelos alunos. Enfim, para que a formação do aluno seja de fato integral, conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais e que culmine com o atendimento integral do paciente, é preciso haver o engajamento de toda a instituição. Isso deverá ocorrer por meio de mudanças epistemológicas na Instituição (o que está proposto pela reestruturação curricular), e por meio da participação de todos os docentes, que devem se envolver no processo de formação humanística, social e ética do aluno de graduação.
  • DOI: 10.11606/T.23.2009.tde-04032010-083214
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Fecha de creación: 2009-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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