skip to main content

Geoconservação em áreas protegidas contribuição de cursos para monitores ambientais no litoral norte do estado de São Paulo, Brasil

M. G. M. Garcia (Maria da Glória Motta) 1967- Fernanda Coyado Reverte; Vanessa Costa Mucivuna; Karlla Emmanuelle Cunha Arruda; Rachel Prochoroff; Priscila Lopes de Abreu Santos 1977-; Raquel Mamblona Marques Romão

Terrae Didatica v. 15, p. e019028-18, 2019

Universidade Estadual de Campinas 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Geoconservação em áreas protegidas contribuição de cursos para monitores ambientais no litoral norte do estado de São Paulo, Brasil
  • Autor: M. G. M. Garcia (Maria da Glória Motta) 1967-
  • Fernanda Coyado Reverte; Vanessa Costa Mucivuna; Karlla Emmanuelle Cunha Arruda; Rachel Prochoroff; Priscila Lopes de Abreu Santos 1977-; Raquel Mamblona Marques Romão
  • Assuntos: GEOCONSERVAÇÃO -- SÃO PAULO; GEODIVERSIDADE -- SÃO PAULO; PATRIMÔNIO GEOLÓGICO -- SÃO PAULO; ÁREAS DE CONSERVAÇÃO -- SÃO PAULO
  • É parte de: Terrae Didatica v. 15, p. e019028-18, 2019
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8652390. Acesso em: 17 maio 2021
  • Descrição: Este trabalho traz informações referentes aos cursos para monitores ambientais realizados em unidades de conservação no litoral norte do estado de São Paulo. A efetivação destes cursos, intitulados “Introdução às Geociências”, foi motivada pela carência de explicações acerca dos aspectos relacionados à formação da paisagem, durante a participação em trabalhos de campo na região. Os cursos têm carga horária de 16 horas e compreendem módulos referentes a Tempo geológico, Ciclo das rochas, Estrutura interna da Terra e Tectônica de placas, bem como de aspectos da história geológica da região. Além dos módulos teóricos, foram realizadas atividades práticas e saídas de campo para as trilhas mais visitadas em cada unidade de conservação. Ao final dos cursos, os alunos responderam a questionários sobre perfil individual e conteúdos apreendidos. Os resultados mostram alto grau de envolvimento dos alunos com o tema, indicando clara disposição dos monitores em transmitir as informações recebidas a futuros visitantes destes parques.
  • Editor: Universidade Estadual de Campinas
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. e019028-18.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.