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Reflexões sobre os testes psicológicos a partir da Teoria Crítica da Sociedade

Malki, Yara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2000-08-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Reflexões sobre os testes psicológicos a partir da Teoria Crítica da Sociedade
  • Autor: Malki, Yara
  • Orientador: Crochik, Jose Leon
  • Assuntos: Testes Psicológicos; Teoria Crítica; Psicologia Escolar; Horkheimer Max 1895-1973; Fracasso Escolar; Escolas; Adorno Theodor Wiesengrund 1903-1969; Critical Theory; Psychological Testing; School Psychology; Schools; Academic Failure
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho examina os testes psicológicos, especialmente em sua relação com a educação, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, tanto a partir de seus conceitos internos como das condições sociais e históricas que possibilitaram sua criação. Duas análises são fundamentais, ambas baseadas em Horkheimer e Adorno: primeiro, a da contradição histórica do movimento da razão ocidental, examinada a partir da Dialética do Esclarecimento; segundo, do emprego de métodos estatísticos e tipológicos em pesquisas nas ciências humanas. Como resultado da reflexão, concluiu-se que o conflito entre métodos quantitativos e qualitativos na psicologia mostra-se falso, pois servem para fins diferentes. A "naturalização", a tipologização e a indiferenciação do homem no mundo moderno não devem ser atribuídas aos testes psicológicos. Estes carregam em si a contradição do esclarecimento, de servir à humanidade e ao mesmo tempo à sua barbarização. Apresentam-se nesta dissertação, ainda, alguns autores críticos aos testes e, como ilustração, uma pesquisa bibliográfica sobre os testes em dois periódicos brasileiros educacionais e dois psicológicos. Verificou-se que os testes são empregados e criticados predominantemente aderidos a seus aspectos regressivos, sem que se pudesse pensar sua transcendência, apesar das mudanças observadas na psicometria atual.
  • DOI: 10.11606/D.47.2000.tde-21052007-150153
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2000-08-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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