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Comportamento do consumidor : processo de decisão de compra de livros pela internet

Oliveira, Érica Custódia De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2007-08-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comportamento do consumidor : processo de decisão de compra de livros pela internet
  • Autor: Oliveira, Érica Custódia De
  • Orientador: Toledo, Geraldo Luciano
  • Assuntos: Comércio Eletrônico; Comportamento Do Consumidor; Livros; Books; Consumer Behavior; Eletronic Commerce
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O comportamento do consumidor evolui ao longo do tempo, de acordo com o contexto econômico, sociocultural e tecnológico no qual ele se insere. Os autores que discorrem sobre o tema acabam por refletir essas mudanças e suas visões particulares, deixando marcas específicas ao construírem seus modelos de comportamento do consumidor. O objetivo geral da dissertação é estudar o processo de compra dos consumidores, com ênfase nas várias etapas que integram esse processo. A primeira parte desta dissertação visa a resgatar e integrar os estudos mais recentes sobre modelos de comportamento de compra dos consumidores, partindo do modelo original de Engel, Kollat e Blackwell (1974) e de sua versão atualizada (Miniard). É também revista a literatura sobre a internet como canal de distribuição, já que, embora revolucionário, esse canal tem sido alvo de poucos estudos, internacionalmente inclusive, relacionando-o com o processo de decisão de compra. A segunda parte da dissertação compreende uma pesquisa empírica descritiva quantitativa, enfocando um público e uma categoria de consumo específicos: estudantes universitários de Administração, graduandos ou pós-graduandos, que compraram livros pela internet ao menos uma vez nos últimos doze meses anteriores ao levantamento de campo. Os resultados finais apontaram o modelo de Blackwell, Engel e Miniard como o mais completo (assim como o estudo de 1974). Algumas diferenças foram encontradas a partir do levantamento empírico em relação à literatura revista: o uso de busca externa de informações mais freqüente do que o da interna, o intenso uso de fontes experimentais, o baixo uso da fonte internet na busca de informações e a elevada incidência de comunicação boca a boca (como receptores e propagadores).
  • DOI: 10.11606/D.12.2007.tde-01102007-104806
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2007-08-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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