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História imediata da Vila Madalena: uma análise das influências em 2012 da história cultural do bairro na década de 1980

Verri, Solange Whitaker

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-04-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História imediata da Vila Madalena: uma análise das influências em 2012 da história cultural do bairro na década de 1980
  • Autor: Verri, Solange Whitaker
  • Orientador: Souza, Carlos Bauer de
  • Assuntos: Vanguarda; Signos; Mercantilização; Imagem; Espetáculo; Espetacularização; Image; Espetacularization; Signs; Spectacle; Vanguard; Commodification
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este trabalho é o fruto da nossa pesquisa acadêmica para o doutoramento em História Social. Trata-se do estudo que abrange um período da década de 1980, e repercussão desse período na contemporaneidade de um dos bairros mais badalados da zona oeste da cidade de São Paulo, a Vila Madalena. Para tanto, focalizou-se o estudo nos efeitos da presença do grupo de jovens nos bares da Vila Madalena conhecidos por ser da vanguarda. Como desdobramento tratou-se de averiguar os efeitos das influências desse grupo no bairro da década de 1980 e as repercussões na contemporaneidade. O fio condutor escolhido como paradigma para pensar e analisar as problemáticas do bairro se baseou nas categorias de análise espetáculo e espetacularização da teoria crítica da sociedade do espetáculo, de autoria do cineasta Guy Debord. Por meio desses conceitos foi possível explicar as consequências da construção de significados da Vila Madalena, inserida na cultura de consumo da atual fase do capitalismo. Isso porque, à luz da crítica da sociedade do espetáculo, foi possível fazer leituras interpretativas com um olhar no presente e no passado. Nesse contexto, fez-se uma síntese do movimento de vanguarda da Internacional Situacionista da França, procurando-se captar os possíveis reflexos das práticas culturais por meio do uso das artes pelo grupo de esquerda de Maio de 1968, no grupo de jovens do bairro em 1980, conhecidos por serem também de vanguarda. Por meio do estudo das possíveis semelhanças entre um grupo e outro, foi possível uma aproximação com as problemáticas da Vila Madalena no presente, por meio de abordagens descritivas e teóricas, as quais permitiram leituras das interfaces da História com outros campos da Comunicação. Descreveu-se e interpretou-se a cultura de consumo moderno do entretenimento e as especificidades dos modos de socialização e de apropriação do espaço público urbano. Coletaram-se experiências de antigos moradores, de sujeitos sociais, e as interpenetrações simbólicas que do bairro se fazem. Partiu-se da hipótese de que a presença de um grupo nos bares da Vila Madalena em 1980 produziu significativas influências nas designações do bairro na contemporaneidade. A saber, como um bairro de artistas de vanguarda, de intelectuais da boemia ou de esquerda. Para reconstituição das origens das designações levantaram-se fontes de se eles eram a síntese da história de um período que ate hoje se ressignifica para dar sentido à mercantilização da história e do bairro pelos suportes midiáticos. Ou se os termos significam apenas uma das faces da história as quais correspondem às representações de um período cultural da Vila Madalena. E ainda, se as manifestações culturais de arte e de artesanato de um grupo dessa época modo refletiam as práticas culturais do movimento de estudantes vanguarda da Internacional Situacionista de 1968 na França. Como consequência a presença do grupo do passado se transformou no presente em uma espécie de marca de grife do bairro como uma mercadoria. Como eco da primeira surgiu outra hipótese. A saber, se a construção de sentidos do bairro pela publicidade tem repercussão na dinâmica acelerada da cultura da sociedade do espetáculo, provocando alterações comportamentais. Interpretou-se e analisou-se historicamente a apreensão de um período do bairro como um local-signo de consumo do espetáculo como uma mercadoria
  • DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-20032015-115953
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-04-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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