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A projeção da imagem política no discurso jornalístico: Um estudo comparativo de revistas semanais de Brasil e Alemanha

Souza, Ellen Barros De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-04-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A projeção da imagem política no discurso jornalístico: Um estudo comparativo de revistas semanais de Brasil e Alemanha
  • Autor: Souza, Ellen Barros De
  • Orientador: Meireles, Selma Martins
  • Assuntos: Discurso; Eleições; Ethos Projetivo; Política Alemã; Jornalismo Político; Discourse; Political Journalism; German Politics; Elections; Projective Ethos
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em ano de eleição, as campanhas em favor de candidatos a diversos cargos políticos se intensificam, assim como a cobertura da mídia em razão dos eventos e das personalidades políticas vinculadas ao pleito eleitoral. Desta forma, esta dissertação propõe-se a investigar o discurso jornalístico, em especial o gênero reportagem de revistas semanais de informação de Brasil e Alemanha, no que diz respeito a duas importantes figuras políticas desses dois países em ano eleitoral, a saber, Dilma Rousseff e Angela Merkel. É nesse contexto que se inserem as publicações Época e Focus, cujos projetos gráficos, em princípio, possuem semelhanças. Foram selecionadas dez reportagens dessas revistas, sendo cinco para cada título. Partimos da hipótese de que, por meio de seu discurso, as publicações tentam projetar algum tipo de ethos, seja positivo ou negativo, dessas personalidades políticas a fim de persuadir seu leitor em um contexto eleitoral. A fim de verificarmos tal hipótese, foram adotados os suportes teóricos da análise do discurso e seus modos de organização, de Charaudeau (2010b), as formas de discurso relatado e modalização, de Maingueneau (1997, 2011), as concepções de ethos (Meyer, 2007; Amossy, 2008; Charaudeau, 2008), além das considerações sobre o jornalismo (Lage, 1985, 2001). Os resultados apontaram para o fato de que, por meio de procedimentos linguístico-discursivos, as imagens das candidatas projetadas pelas revistas são, de modo geral, negativas. Isso significa que ambas as revistas possuem um posicionamento a respeito das duas candidatas, e, com isso, moldam o seu discurso a fim de persuadir os seus leitores a respeito dessas figuras políticas
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-24102014-170504
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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