skip to main content

Avaliação do conhecimento dos pais e/ou cuidadores sobre a cavidade bucal do bebê para construção de material online

A. R. C. Pauleto J. J Araújo; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Daniela Rios; Salete Moura Bonifácio da Silva; Thais Marchini de Oliveira; Deborah Viviane Ferrari; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 235, res. PNb068, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação do conhecimento dos pais e/ou cuidadores sobre a cavidade bucal do bebê para construção de material online
  • Autor: A. R. C. Pauleto
  • J. J Araújo; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Daniela Rios; Salete Moura Bonifácio da Silva; Thais Marchini de Oliveira; Deborah Viviane Ferrari; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ODONTOPEDIATRIA; BEBÊS; SAÚDE BUCAL
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 235, res. PNb068, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos pais e/ou cuidadores sobre a cavidade bucal do bebê, para auxiliar na elaboração da seção sobre a saúde bucal do website "Portal dos Bebês - Fonoaudiologia e Odontologia". Pais e/ou cuidadores de 60 bebês entre 0 e 36 meses de idade foram aleatoriamente selecionados na Clínica de bebê de Odontologia e Fonoaudiologia da Faculdade. O critério de inclusão utilizado foi: mães de bebês que nunca tinham recebido tratamento odontológico anterior. As mães responderam anonimamente a um questionário (17 questões fechadas e uma aberta) sobre o uso da internet, higiene e cuidado com a saúde bucal. Após tabulação dos dados foi realizada uma análise descritiva. Verificou-se que 60% da mães acessavam internet banda larga, sendo este acesso em sua própria residência em 83% dos casos. Cerca de 40% das mães tinham dúvidas ou desconheciam o que fazer para que seu filho tivesse um sorriso bonito, dentes fortes e saudáveis. Apenas 35 participantes (58%) receberam orientações sobre como higienizar a boca do bebê. As principais dúvidas foram a respeito da primeira consulta ao dentista bem como a higiene da cavidade bucal do bebê. Tais pontos foram esclarecidos durante a construção do material online de forma didática utilizando figuras e animações para facilitar o entendimento e retenção da informação. Conclui-se que a busca por informações a respeito do conhecimento relacionado à cavidade bucal dos pais e/ou cuidadores foi fundamental para construção de um site que contemplasse as necessidades do público alvo
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 235, res. PNb068.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.