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Educação artística para deficiente auditivo uma leitura a partir da visão de professores

Maria de Fátima Reipert de Godóy Lígia Assumpção Amaral

1998

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T NX280 G589e e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Educação artística para deficiente auditivo uma leitura a partir da visão de professores
  • Autor: Maria de Fátima Reipert de Godóy
  • Lígia Assumpção Amaral
  • Assuntos: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIENTES; ARTE-TERAPIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho teve por objetivo investigar o estado da arte na Educação Artística do deficiente auditivo. Para atingi-lo foram entrevistados professores de Educação Artística que trabalham diretamente com essa população, em escolas especializadas, visando saber o que pensam a respeito e como agem no cotidiano escolar. Antecedendo essa parte empírica do estudo foram apresentados dois conjuntos teórico/conceituais. O primeiro refere-se à literatura de embasamento sobre deficiência auditiva, tendo sido para tanto realizado um levantamento bibliográfico sobre esse tipo de deficiência, sua prevenção e causas, Educação Especial, modalidades de atendimento, além da conceitualização de objeto transicional e fenômeno transicional, que aborda o surgimento da arte no indivíduo à luz da teoria de Winnicott. O segundo refere-se à literatura de embasamento teórico sobre questões relacionadas ao tema proposto: o ensino da arte na Educação Artística em geral e para alunos deficientes auditivos. Os relatos obtidos nas entrevistas semi-estruturadas mostraram que a maior parte dos professores, apesar de desconhecer a proposta curricular oficial para o ensino de Educação Artística, tenta desenvolver os objetivos propostos por eles ou pela instituição, embora ressentindo-se algumas vezes da formação inadequada para a área. A partir desses resultados, ficou evidenciada a necessidade dos órgãos públicos competentes se conscientizarem da importância da
    reciclagem sistemática para os professores que atuam com essa clientela, e que os cursos de formação se preocupem com a qualidade dos futuros profissionais, aprimorando seus conteúdos e adequando-os à realidade em que irão atuar
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 220 p.
  • Idioma: Português

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