skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Jacobson and Truax Method evaluation of the clinical effectiveness of a home care program after prostatectomy

Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes; Cissa Azevedo; Tânia Couto Machado Chianca; Maria da Graça Pereira; Emilia Campos de Carvalho

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 26, art. e3003, 2018

Ribeirão Preto 2018

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2946900 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Jacobson and Truax Method evaluation of the clinical effectiveness of a home care program after prostatectomy
  • Autor: Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata
  • Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes; Cissa Azevedo; Tânia Couto Machado Chianca; Maria da Graça Pereira; Emilia Campos de Carvalho
  • Assuntos: ENFERMAGEM; PROSTATECTOMIA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; Ensaio Clínico; Pesquisa Em Enfermagem Clínica; Nursing; Prostatectomy; Health Education; Clinical Trial; Clinical Nursing Research; Enfermería; Prostatectomía; Educación En Salud; Ensayo Clínico; Investigación En Enfermería Clínica
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 26, art. e3003, 2018
  • Notas: Artigo publicado em periódico multilíngue: texto em inglês, português e espanho disponível on-line
  • Descrição: Objetivo: exemplificar a aplicabilidade do Método Jacobson e Truax em um estudo de intervenção de enfermagem que analisou a efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós-prostatectomia radical. Método: estudo descritivo referente à aplicabilidade do Método Jacobson e Truax na análise de dados de um ensaio clínico. A intervenção consistiu em programa de ensino para alta hospitalar pós-prostatectomia radical por meio de orientação oral, escrita e reforço telefônico. Participaram 34 homens no grupo intervenção e 34 no controle. Calculou-se índice de mudança confiável e significância clínica para a variável conhecimento nos dois grupos. Gráficos de dispersão foram apresentados para demonstrar a efetividade do método. Resultados: no grupo intervenção, para 30 indivíduos, a intervenção apresentou mudança clinicamente relevante em relação ao conhecimento. Já no grupo controle, nenhum dos 34 indivíduos apresentou significância clínica dos resultados relacionada a essa variável, ou seja, a significância estatística identificada pelos testes inferenciais não representou mudanças clinicamente relevantes ao nível da variável conhecimento. Conclusão: a intervenção educativa realizada por meio da combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se clinicamente efetiva no âmbito da melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio
    Objetivo: ejemplificar la aplicabilidad del Método Jacobson y Truax en un estudio de intervención de enfermería que analizó la efectividad de un programa de enseñanza para cuidado domiciliario pos-prostatectomía radical. Método: estudio descriptivo referente a la aplicabilidad del Método Jacobson y Truax en el análisis de datos de un ensayo clínico. La intervención consistió en programa de enseñanza para alta hospitalario pos-prostatectomía radical por medio de orientación oral, escrita y refuerzo telefónico. Participaron 34 hombres en el grupo intervención y 34 en el grupo de control. Se calculó el índice de cambio confiable y significancia clínica para la variable conocimiento en los dos grupos. Gráficos de dispersión fueron presentados para demostrar la efectividad del método. Resultados: en el grupo intervención, para 30 individuos, la intervención presentó cambio clínicamente relevante en relación al conocimiento. Ya en el grupo control, ninguno de los 34 individuos presentó significancia clínica de los resultados relacionada a esa variable, o sea, la significancia estadística identificada por los tests inferenciales no representó cambios clínicamente relevantes al nivel del variable conocimiento. Conclusión: la intervención educativa realizada por medio de la combinación de orientación oral, escrita y acompañamiento telefónico se mostró clínicamente efectiva en el ámbito de la mejoría del conocimiento sobre los cuidados en domicilio
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: art. e3003.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.