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Juventude pobre, violência e cidadania

Roseli Esquerdo Lopes Rubens de Camargo Ferreira Adorno; Ana Paula Serrata Malfitano; Beatriz Akemi Takeiti; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba

Saúde e Sociedade São Paulo v. 17, n. 3, p., jul.-set. 2008

São Paulo 2008

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (HEP-64/2008 )(Acessar)

  • Título:
    Juventude pobre, violência e cidadania
  • Autor: Roseli Esquerdo Lopes
  • Rubens de Camargo Ferreira Adorno; Ana Paula Serrata Malfitano; Beatriz Akemi Takeiti; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba
  • Assuntos: ADOLESCENTES; POBREZA; VIOLÊNCIA (SOCIOLOGIA); CIDADANIA (DESENVOLVIMENTO SOCIAL)
  • É parte de: Saúde e Sociedade São Paulo v. 17, n. 3, p., jul.-set. 2008
  • Descrição: Este trabalho problematiza, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, formas de enfrentamento à violência a que estão submetidos adolescentes e jovens de grupos populares urbanos no Brasil. Considera-se a violência como um fenômeno complexo de grande relevância para diversas instâncias sociais. A vulnerabilidade daqueles adolescentes e jovens, expressa por inúmeros índices relacionados à violência, tem alcançado patamares alarmantes no nosso país, num contexto de políticas públicas que são, em grande parte, insuficientes, fragmentadas e/ou inadequadas. Assim, apresenta-se o relato e a análise de uma intervenção social calcada na educação e na defesa dos direitos decorrentes da cidadania, para adolescentes e jovens vulneráveis socialmente, tomando-se como referência uma região composta por bairros pobres e carentes de infra-estrutura social numa cidade média do interior do estado de São Paulo. Trabalhou-se em diferentes projetos com ações pautadas na abordagem interdisciplinar, por meio de três eixos bases: Violência Escolar; Violência Urbana; e Violação de Direitos e Comunidade. Os resultados alcançados refletem elaborações coletivas acerca das ações destinadas aos jovens de grupos populares urbanos e suas alternativas, buscando produzir estratégias de enfrentamento dessas questões em espaços públicos, desde a instituição escolar historicamente constituída para essa população, assim como as instituições mais recentes que respondem à lógica
    contraditória e complexa da assistência ao direito. Cria-se, portanto, subsídios para políticas públicas cujo impacto se dê na direção de promover a diminuição da desigualdade, da discriminação e da violência a que está sujeita a maioria dos adolescentes e jovens no Brasil
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 63-76.
  • Idioma: Português

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