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Entre a escola e a universidade: o produtivismo-aplicacionismo na formação de professores em geografia

Girotto, Eduardo Donizeti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-02-17

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Entre a escola e a universidade: o produtivismo-aplicacionismo na formação de professores em geografia
  • Autor: Girotto, Eduardo Donizeti
  • Orientador: Alves, Gloria da Anunciacao
  • Materias: Formação Docente; Modelo Aplicacionista; Produtivismo; Applicationist Model; Productivist; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: As discussões e pesquisas envolvendo a formação inicial de professores têm ganhando espaço e destaque no âmbito acadêmico nas últimas décadas e resultado na construção de políticas públicas para área, como as resoluções 1 e 2 de 2002 do Conselho Nacional de Educação, que tratam das diretrizes para a formação docente no Brasil e o decreto 7219/10 que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID). Portanto, é possível perceber que existe um importante movimento entre os pesquisadores e a sociedade civil no intuito de aprofundar as discussões sobre os desafios vinculados a formação docente. Tal movimento, no caso da geografia, não é diferente. Inúmeros pesquisadores (SANTOS, 2003; LOPES, 2010; SILVA, 2010; PIMENTEL 2010) têm se dedicado a discutir os problemas que envolvem os cursos de licenciatura nesta área, bem como o reflexo dos mesmos sobre a atuação dos futuros docentes. Inúmeros são os campos de investigação: a relação entre formação inicial e construção da profissionalidade docente; as práticas de estágio e a formação dos conhecimentos necessários ao futuro professor; a distância entre os saberes desenvolvidos na universidade e aqueles necessários à prática educativa cotidiana na Educação Básica. Em nosso caso, a investigação desenvolvida partiu do pressuposto, encontrado nas pesquisas realizadas por TARDIF (2010) de que, predomina, na formação docente, o modelo aplicacionista. Nas últimas décadas, este modelo vem sendo aprofundada a partir da lógica produtivista que tem alterado profundamente os sentidos e significados dos espaços-tempos escola e universidade, reproduzindo assim um formação docente distante da dimensão geográfica da prática educativa. Neste sentido, esta tese busca discutir os impactos do modelo aplicacionista-produtivista na formação docente em geografia em duas universidades públicas estaduais localizadas em São Paulo e no Paraná, bem como discutir outras formas de organização da formação docente para além deste modelo até aqui predominante.
  • DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-02072014-125310
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Fecha de creación: 2014-02-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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