skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
Santos, Aline Nami Dos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2024-03-11
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
Autor:
Santos, Aline Nami Dos
Orientador:
Fujioka, Paulo Yassuhide
Assuntos:
Arquitetura
;
Cinema
;
Distopia
;
Urbanismo
;
Architecture
;
Dystopia
;
Movie
;
Urbanism
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A relação entre a arquitetura e o cinema é próxima e de longa data. Os filmes, enquanto formas de representação, frequentemente se aproximam da experiência de vivenciar a arquitetura. Em muitas produções cinematográficas, essa arquitetura transcende sua função meramente ornamental na trama, tornando-se um agente fílmico, sendo ressignificada pelas lentes do cinema. No âmbito cinematográfico, as distopias se destacam como territórios criativos para a exploração de ideias relacionadas à destruição e transformação. Os cenários distópicos proporcionam aos diretores e equipes, uma chance de explorar medos coletivos e fornecer análises críticas sobre a sociedade. Essas representações cinematográficas servem como um reflexo das apreensões contemporâneas, explorando as tensões da sociedade. A pesquisa visa analisar certas representações arquitetônicas em filmes distópicos, focando naquelas em que a arquitetura desempenha um papel central na narrativa. Estas representações, inicialmente, podem parecer utópicas, mas revelam aspectos distópicos e problemáticos. Sendo assim, foram selecionados os seguintes filmes: O Show de Truman O Show da Vida (de Peter Weir, 1998), O Homem ao Lado (de Mariano Cohn e Gastón Duprat, 2009) e No Topo do Poder (de Ben Wheatley, 2015).
DOI:
10.11606/D.102.2024.tde-24052024-123539
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Data de criação/publicação:
2024-03-11
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript