skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desenvolvimento de um índice de sustentabilidade para produção de refeições para coletividades

Jessica Levy Pamela Cilurzo David; Aline Martins Carvalho; Regina Mara Fisberg; Dirce Maria Lobo Marchioni; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (11. 2015 Goiânia)

Resumos Goiânia: Abrasco, 2015

Goiânia Abrasco 2015

Acesso online

  • Título:
    Desenvolvimento de um índice de sustentabilidade para produção de refeições para coletividades
  • Autor: Jessica Levy
  • Pamela Cilurzo David; Aline Martins Carvalho; Regina Mara Fisberg; Dirce Maria Lobo Marchioni; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (11. 2015 Goiânia)
  • Assuntos: SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO; DIETA -- QUALIDADE; SUSTENTABILIDADE -- INDICADORES
  • É parte de: Resumos Goiânia: Abrasco, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://www.saudecoletiva.org.br/2015/anais/index_int.php?id_trabalho=4190>. Acesso em 28 jun. 2018
  • Descrição: Apresentação/introdução: Unidades produtoras de refeições, em geral, não se atentam aos aspectos como geração e manejo de resíduos, uso racional de água e energia, entre outros, mesmo sendo importantes para o contexto global da produção. Não se conhece um indicador global da refeição que poderia analisar dados nutricionais, ambientais, econômicos e sociais da alimentação/refeição. Objetivos: Desenvolver um indicador de sustentabilidade da produção de refeições para servir como parâmetro nas unidades produtoras de refeições. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar os principais tópicos a serem levados em consideração na elaboração do índice de sustentabilidade da refeição. Foram propostas as perguntas e ponderações para cada um dos constructos identificados na revisão bibliográfica e que compõe as práticas sustentáveis no sistema de produção, distribuição, acesso e consumo de alimentos na forma de check-list abrangendo quesitos ambientais, sociais e nutricionais. Resultados: Com o levantamento bibliográfico para identificar questões gerais e prioritárias, formulou-se um check-list que é dividido em três grandes pilares: ambiental, social e nutricional, em que são abordadas questões de sustentabilidade para o processo de produção e comercialização de alimentos. No pilar ambiental, avalia-se o aproveitamento do espaço interno e externo; uso racional de água e energia; cuidado no manejo de resíduos, produtos de limpeza e controle de praga. No pilar social, identificam-se questões de direitos e satisfação dos funcionários e consumidores. No pilar nutricional, verifica-se a higiene; administração nutricional e seleção e preparo dos alimentos.
    Conclusões/Considerações: Desenvolveu-se um índice que busca mensurar aspectos sustentáveis na produção e comercialização de alimentos nas unidades produtoras de refeições, uma vez que é direito de todos o acesso a alimentos de qualidade, tendo como base, práticas promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis
  • Editor: Goiânia Abrasco
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: [2 p.].
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.