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História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro

Aquino, Gisela Tolaine Massetto De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-02-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História da ciência e epistemologia: um estudo no ensino médio brasileiro
  • Autor: Aquino, Gisela Tolaine Massetto De
  • Orientador: Santos Filho, Gildo Magalhães dos
  • Assuntos: Construção Do Pensamento; Trabalho Transdisciplinar; Ensino Médio; Epistemologia; História Da Ciência; History Of Science; High School; Epistemology; Construction Of Thought; Transdisciplinary Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este estudo analisa o uso de uma nova proposta de organização curricular para o Ensino Médio, fundamentada no trabalho com a História da Ciência em sala de aula. Propõe-se que, nas aulas de história, por meio da análise da História da Ciência o estudante possa compreender e relacionar aspectos fundamentais dos conceitos trabalhados inicialmente apenas nas aulas de Ciências da Natureza e Matemática. Para tal, parte-se da premissa de que toda a fundamentação e contextualização da ciência devam ser realizadas nas aulas de história, pelo professor da disciplina em que questão, baseando-se em uma visão inserida na ciência e na tecnologia. Acredita-se que, com essa prática, evita-se a perpetuação da ideia de que a produção de ciência seja considerada algo sagrado e inviolável, bem como o próprio cientista que é tratado como um ser de sabedoria incontestável. Ao contrário, busca-se formar uma nova visão da ciência, que está sujeita a críticas e a reformulações, como mostra a própria história de sua produção. Dessa forma, aluno e professor reconstroem a estrutura do conhecimento. Defende-se ainda que esse formato de organização possa auxiliar o estudante brasileiro, de Ensino Médio, a construir nova ordenação de pensamento, o que facilitaria a percepção de novos conhecimentos. Para a análise da construção do pensamento o estudo faz uma comparação entre o pensamento de dois epistemólogos de fundamental importância para educação e para a história da ciência: Thomas Kuhn e Jean Piaget.
  • DOI: 10.11606/T.8.2017.tde-08052017-101748
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2017-02-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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