skip to main content

A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família

Líliam Barbosa Silva Sônia Maria Soares; Maria Julia Paes da Silva; Graziela da Costa Santos; Maria Teresinha de Oliveira Fernandes

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 21, n. 2, p. 632-640, mar./abr. 2013

Ribeirão Preto 2013

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (SILVA, M. J. P. da doc 125 )(Acessar)

  • Título:
    A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família
  • Autor: Líliam Barbosa Silva
  • Sônia Maria Soares; Maria Julia Paes da Silva; Graziela da Costa Santos; Maria Teresinha de Oliveira Fernandes
  • Assuntos: MÚSICA; COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SAÚDE DA FAMÍLIA
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 21, n. 2, p. 632-640, mar./abr. 2013
  • Notas: Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/pt_0104-1169-rlae-21-02-0632.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2013
  • Descrição: Objetivo: Descrever como a música é utilizada no desenvolvimento de atividade educativa em grupo, na Saúde da Família. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas. Resultados: foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música. Conclusão: observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais.
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 632-640.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.