skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Atestamento em arquitetura aberta de serviços (SOA): um arcabouço para validação de legitimidade dos consumidores de serviços e seus dispositivos de acesso.

Silva, Richard Flávio Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2010-06-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atestamento em arquitetura aberta de serviços (SOA): um arcabouço para validação de legitimidade dos consumidores de serviços e seus dispositivos de acesso.
  • Autor: Silva, Richard Flávio Da
  • Orientador: Ruggiero, Wilson Vicente
  • Assuntos: Atestamento; Soa; Segurança; Autenticação; Web; Legitimacy; Security; Authentication
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Em Arquiteturas Abertas e Orientadas a Serviços (Service Oriented Architectures - SOA) a preocupação com a área de segurança tem recebido importante atenção no desenho das aplicações em função das vulnerabilidades intrínsecas associadas a este novo paradigma. Este trabalho tem por objetivo propor um arcabouço para o desenvolvimento seguro de aplicações em SOA, com foco nos aspectos de segurança através da validação dos consumidores de serviços e seus dispositivos de acesso. Para este objetivo, foi conduzido um estudo sobre as abordagens tradicionais para a segurança em soluções Web uma vez que esta é a plataforma predominante na implementação de soluções SOA. Neste estudo, foi identificado que uma área fértil para contribuição à segurança em soluções SOA é o atestamento dos componentes ou programas consumidores de serviços. Por atestamento, deve-se entender um processo de verificação da legitimidade dos participantes (indivíduos, hardware e software) de uma cadeia de acesso. Como resultado deste trabalho, foi proposto um arcabouço, denominado ASACS (Arcabouço para Segurança por Atestamento dos Consumidores de Serviços), para controle de acesso aos serviços baseado na validação de etapas de atestamento dos consumidores. Estas etapas vão desde o fornecimento de informações sobre a plataforma de execução dos consumidores até a análise comportamental para definir o grau de confiança de cada consumidor em uma rede distribuída de serviços. A utilização do arcabouço traz um importante reforço à segurança ao buscar a negação de acesso a consumidores mal intencionados, não legítimos ou que tenham sido alvo de ataque. Como principal contribuição, este arcabouço orienta uma abordagem estruturada para a validação de legitimidade dos consumidores e de seus dispositivos e programas de acesso, resultando na necessidade de um aumento dos esforços requeridos para um ataque na tentativa de violar a segurança dos serviços oferecidos.
  • DOI: 10.11606/D.3.2010.tde-23082010-091723
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2010-06-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.