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Intervenção intensiva na área da fluência infantil os resultados se mantém a longo prazo?

M. F. Gonçalves B. L. R Gonçalves; G. G Marcandal Marcandal, Gessyka; C Guarnieri; S. A Lopes-Herrera Lopes-Herrera, Simone Aparecida; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2016 São Paulo)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2016

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2016

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  • Título:
    Intervenção intensiva na área da fluência infantil os resultados se mantém a longo prazo?
  • Autor: M. F. Gonçalves
  • B. L. R Gonçalves; G. G Marcandal Marcandal, Gessyka; C Guarnieri; S. A Lopes-Herrera Lopes-Herrera, Simone Aparecida; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2016 São Paulo)
  • Assuntos: GAGUEIRA; TERAPÊUTICA FONOAUDIOLÓGICA; RESULTADO DE TRATAMENTO
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2016
  • Notas: Disponível em: <http://sbfa.org.br/portal/anais2016/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 14 fev. 2017
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A gagueira é um distúrbio de fala que resulta de uma variedade de influências, que incluem as habilidades motoras da fala, fatores emocionais e ambientais. A intervenção fonoaudiológica neste caso visa trabalhar com orientações familiares, além da terapia individual e em grupo. O método intensivo auxilia no desempenho das crianças em curto prazo, mas será que eles se mantem em longo prazo?. Objetivo: Verificar a manutenção do ganho obtido durante programa de intervenção intensiva em casos de alterações de fluência em crianças. Método: Este estudo foi composto por 6 crianças (C1 a C6) com media de idade de 7a e 5m, sendo C1 a C5 com diagnostico fonoaudiológico de gagueira do desenvolvimento e C6 com diagnostico de taquifemia. Havia queixas relatadas pelos pais de aparecimento das disfluências desde os 3 anos de idade, todas com maior ocorrência em momentos de ansiedade. Os critérios de inclusão foram: apresentar diagnóstico de distúrbio da fluência (gagueira do desenvolvimento ou taquifemia na primeira infância) e disponibilidade em participar da intervenção intensiva. Desta forma, serão pontualmente apresentados os dados referentes ao período entre a avaliação fonoaudiológica final do primeiro semestre e inicial do segundo semestre da intervenção intensiva realizada no ano de 2015. Parcialmente, serão apresentados os dados sobre a análise das disfluências comuns (DC) e gagas (DG) e o total de disfluências (DT) obtidas pela aplicação do Teste ABFWFluência e o grau de severidade de gagueira apenas para os casos de gagueira do desenvolvimento obtido pela aplicação do Protocolo Riley
    Resultados: Quanto ao ABFW na parte das disfluências comuns e gagas as crianças apresentaram no pósintervenção do primeiro semestre (AVAL1) e na préintervenção do segundo semestre (AVAL2), respectivamente: C1 apresentou 13 DC e 15 DG (14% de DT) no AVAL1 e 1 DC e 1 DG no AVAL2 (1% de DT), C2 obteve 14 DC e 72 DG (43% de DT) e 50 DC e 30 DG (40% de DT), C3 apresentou 8 DC e 2 DG no (DT de 5%) e 8 DC e nenhuma DG (4% de DT), C4 obteve nenhuma DC e 30 DG (15% de DT) e 3 DC e 19 DG (11% de DT), C5 apresentou 14 DC e 27 DG (20,5% de DT) e 27 DC e 36 DG (31,5% de DT) e C6 obteve 7 DC e 3 DG (5% de DT) e 10 DC e 4 DG (7% de DT). Em relação ao grau de severidade analisado tendo por base o Protocolo Riley, as crianças 1, 3 e 5 apresentaram grau muito leve tanto no AVAL1 como no AVAL2; C2 obteve grau severo no AVAL1 e moderado no AVAL2, a C4 apresentou grau moderado no AVAL1 e grau leve no AVAL2. C6 não foi avaliada pelo Protocolo Riley. Conclusão: Neste estudo houve nos testes aplicados, uma manutenção nos resultados obtidos ao final da intervenção intensiva do primeiro semestre até o início da intervenção intensiva no segundo semestre, mesmo com um intervalo de 90 dias entre os dois períodos de intervenção
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 8839.
  • Idioma: Português

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