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Percepção de professores sobre a influência genética e ambiental em comportamentos relevantes no processo educacional

Ponti, Mayra Antonelli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2016-03-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percepção de professores sobre a influência genética e ambiental em comportamentos relevantes no processo educacional
  • Autor: Ponti, Mayra Antonelli
  • Orientador: Silva, Jose Aparecido Da
  • Assuntos: Ambiente Educacional; Percepção De Professores; Comportamento; Influência Genética; Influência Ambiental; Genetic Influence; Environmental Influence; Educational Environment; Behavior; Teachers Perception
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Como as pessoas percebem as outras é relevante no processo de ensino aprendizagem e nas interações sociais como um todo. Essas percepções definem a maneira com que as pessoas reagem umas às outras. Em particular, a avaliação da percepção de professores colabora na compreensão das atitudes do professor diante dos comportamentos de seus alunos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de professores sobre a influência genética e ambiental em comportamentos relevantes no processo educacional: personalidade, inteligência, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e doenças mentais. Para tanto, o questionário The NatureNurture Question:Teachers perceptions of how genes and the environment influence educationally relevant behavior foi adaptado à língua portuguesa do Brasil e aplicado para 501 professores de todos os níveis de ensino, do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que os professores atribuíram influências genéticas e ambientais em proporções aproximadamente iguais considerando todos os domínios, personalidade e dificuldades e aprendizagem. Atribuíram maior influência genética à inteligência e doenças mentais, bem como maior influência ambiental aos problemas de comportamento. Metade dos participantes afirmou ter estudado aspectos da genética em sua formação para professor. A maioria dos professores declarou que ter um aluno com dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada afetaria seu método de instruí-lo. Os professores percebem que genes e ambiente criação são imprescindíveis nos comportamentos de seus alunos, reconhecendo, inclusive, a interatividade dos dois fatores, informações importantes para o delineamento de ações na formação dos mesmos possíveis intervenções no âmbito educacional.
  • DOI: 10.11606/D.59.2016.tde-05052016-071922
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016-03-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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