skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Formação de professores do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo

Paixão, Elaine Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-09-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação de professores do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo
  • Autor: Paixão, Elaine Cristina
  • Orientador: Sofiato, Cassia Geciauskas
  • Assuntos: Atendimento Educacional Especializado; Educação De Surdos; Educação Inclusiva; Formação De Professores; Deaf Education; Inclusive Education; Specialized Educational Service; Teacher´S Continued Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa aborda a formação do professor do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos no município de São Bernardo do Campo. O problema de investigação centra-se em analisar como tem sido a formação e o acompanhamento dos professores do AEE para alunos surdos no município estudado. Temos como objetivo discutir o processo de formação continuada de professores do AEE para alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva em São Bernardo do Campo.Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e de pesquisa empírica, mediante a análise de questionários entregues para professores do AEE para alunos surdos, os formadores (Equipe de Orientação Técnica e Equipes gestoras) e gestores da Secretaria de educação. No intuito de considerar a história e o contexto atual que envolve a Educação Especial, formação de professores e a educação de alunos surdos abordamos, nos cinco capítulos deste estudo, a trajetória histórica da Educação Especial no Brasil e no município estudado, um panorama sobre a história da educação de surdos e a formação de professores e, em específico, dos professores do atendimento educacional especializado que atuam com alunos surdos. Como considerações finais temos que o tema formação de professores e, em específico a formação do professor da Educação Especial, é complexo e desafiador para os sistemas de ensino em todo o mundo. Assim, não aparenta ser uma discussão simples para os professores, formadores e gestores do município estudado. Constatamos que, há uma proposta de formação continuada no município, porém com fragilidades em relação a sistematicidade e continuidade das formações. Observamos também que é importante num processo de formação continuada, que todos os implicados tenham clareza sobre o plano de formação, inclusive sobre a concepção de formação que subsidiará a ação formativa. Num cenário que mostra a necessidade de transformação da prática docente no trabalho com alunos surdos, dentro do paradigma da educação inclusiva, e que apresenta poucas pesquisas sobre o assunto, torna-se fundamental que professores, busquem respostas aos seus desafios diários por meio do estudo e da reflexão sobre sua prática. Para tanto é importante que haja uma formação e acompanhamento sistemático dos professores, a fim de que se sintam apoiados na busca de um atendimento que contemple os desafios da educação inclusiva para surdos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2017.tde-30112016-110106
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-09-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.