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Laboratory and field study of fatigue cracking prediction in asphalt pavements

Iuri Sidney Bessa 1988- Liedi Légi Bariani Bernucci 1958-; Verônica Teixeira Franco Castelo Branco

2017

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FT-3853 versão corr. )(Acessar)

  • Título:
    Laboratory and field study of fatigue cracking prediction in asphalt pavements
  • Autor: Iuri Sidney Bessa 1988-
  • Liedi Légi Bariani Bernucci 1958-; Verônica Teixeira Franco Castelo Branco
  • Assuntos: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA; ASFALTO -- DESEMPENHO; FADIGA DOS MATERIAIS; REOLOGIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: A previsão do desempenho de pavimentos asfálticos em relação aos seus principais defeitos tem sido proposta por diferentes pesquisadores, por meio da caracterização em laboratório e da avaliação de dados de campo. No que diz respeito ao trincamento por fadiga, não há um consenso universal sobre o tipo de ensaio a ser realizado, o critério de dano a ser considerado, e as condições de ensaio a serem adotadas (nível e frequência de carregamento, e temperatura), além da geometria das amostras testadas. Ensaios realizados em ligantes asfálticos e em misturas asfálticas são usados para estudar o comportamento em relação à fadiga e para prever a vida útil. A caracterização dos ligantes asfálticos é relevante, uma vez que o trincamento por fadiga é altamente dependente das características reológicas desses materiais. Nesta pesquisa, a obtenção dos parâmetros viscoelásticos lineares e a caracterização por meio de ensaios de varredura de tempo e de varredura de deformação foram realizados. Em relação à caracterização laboratorial das misturas asfálticos, ensaios baseados em compressão diametral, vigota de quatro pontos e em tração-compressão axial foram realizados. Dados de evolução do dano de campo obtidos em duas seções de pavimentos asfálticos foram coletados de um trecho experimental construído em uma rodovia de alto volume de tráfego. Três ligantes asfálticos (um ligante não modificado, um ligante modificado por polímero do tipo SBS e um ligante altamente modificado, HiMA), e uma mistura asfáltica do tipo concreto asfáltico constituída pelo ligante não modificado foram testados em laboratório. O trecho experimental
    era composto por dois segmentos, constituídos por diferentes tipos de camadas de base (brita graduada simples e brita graduada tratada com cimento) que forneciam diferentes respostas mecânicas à camada de revestimento asfáltico. Os dados de campo foram comparados com modelos de previsão de vida de fadiga que utilizam resultados empíricos obtidos em laboratórios e simulações computacionais. Correlações entre as diferentes escalas são discutidas nesta tese, com o objetivo de prever o desempenho de pavimentos asfálticos ao trincamento por fadiga.
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 136 p.
  • Idioma: Inglês

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