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ATEMDIMEL - Apoio Telefônico para o Monitoramento em Diabetes Mellitus Tipo 2 expectativas e satisfação dos pacientes

Gabriela Marsola Olivatto Carla Regina de Souza Teixeira; Marta Cristiane Alves Pereira; Tânia Alves Canata Becker; Paula Parisi Hodniki; Plinio Tadeu Istilli

Revista Eletrônica Gestão e Saúde Brasília v. 6, n. 2, p. 1588-1600, 2015

Brasília 2015

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    ATEMDIMEL - Apoio Telefônico para o Monitoramento em Diabetes Mellitus Tipo 2 expectativas e satisfação dos pacientes
  • Autor: Gabriela Marsola Olivatto
  • Carla Regina de Souza Teixeira; Marta Cristiane Alves Pereira; Tânia Alves Canata Becker; Paula Parisi Hodniki; Plinio Tadeu Istilli
  • Assuntos: DIABETES MELLITUS; COOPERAÇÃO DO PACIENTE; ESTUDOS TRANSVERSAIS
  • É parte de: Revista Eletrônica Gestão e Saúde Brasília v. 6, n. 2, p. 1588-1600, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/1180/pdf_1>. Acesso em: 05 nov. 2015
  • Descrição: Estudo observacional, qualiquantitativo, que teve como objetivo avaliar as expectativas e satisfação de pacientes que receberam suporte telefônico para o monitoramento do diabetes mellitus(DM) e caracterizá-los quanto às variáveis sociodemográficas.A amostra foi de 45 diabéticos, sendo que 18 participaram do grupo intervenção e 27 do grupo controle. Os dados foram obtidos através da pesquisa intitulada “Suporte Telefônico para o auto monitoramento de pessoas com diabetes mellitus utilizando o Modelo de Cuidado Crônico” que fizeram parte do grupo ATEMDIMEL - Apoio Telefônico para o Monitoramento em Diabetes Mellitus da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (EERP/USP).Utilizamos dados coletados do início e término da pesquisa através de questionários subdivididos em três partes. A primeira, contendo variáveis sócio demográficas; sendo em ambos os grupos com predomínio do sexo feminino; estado civil casado; escolaridade média foi em torno de 6 anos; aposentados e religião em sua maioria católica. Na segunda e terceira parte coletamos somente no grupo intervenção. A segunda, entrevistas áudio gravadas antes das intervenções em seguida transcritas para avaliar as expectativas, onde destacamos que as entrevistas se basearam nos seguintes tópicos: “Contribuir para a pesquisa e serviço de saúde”, “Aprender sobre a doença e melhorar a saúde”, e “Não sei o que posso melhorar”. Na terceira parte, foi utilizado o instrumento que se refere à satisfação dos participantes quanto ao programa, no qual 77,8% das questões respondidas foram positivas. Conhecer as expectativas e satisfação de pacientes com DM constituem elementos que devem ser considerados no planejamento das atividades de acompanhamento para aprimoramento das intervenções em saúde
    Estudio observacional, cualitativo y cuantitativo, cuyo objetivo era evaluar las expectativas y la satisfacción de los pacientes que recibieron asistencia telefónica para el monitoreo de la diabetes mellitus (DM) y caracterizarlos como variables sociodemográficas. La muestra de 45 diabéticos, de los cuales 18 participaron en el grupo de intervención y 27 en el grupo control. Los datos se obtuvieron de la encuesta titulada "Asistencia telefónica para las personas con las actividades de autocontrol de la diabetes mellitus mediante el modelo de atención crónica" que formaban parte del grupo ATEMDIMEL - Soporte telefónico para el Monitoreo de la Diabetes Mellitus en Ribeirão Preto Escuela de Enfermería Universidad de São Paulo en Ribeirão Preto (EERP / USP). Utilizamos datos recogidos al inicio y al final del estudio por medio de cuestionarios divide en tres partes. La primera, que contiene variables sociodemográficas; y en ambos grupos con predominio del sexo femenino; estado matrimonial; educación media fue de alrededor de 6 años; jubilados y religión en su mayoría católica. En la segunda y tercera parte recoger sólo el grupo de intervención. El segundo, entrevistas de audio grabadas antes de esa fecha intervenciones transcribe evaluar las expectativas, donde destacamos que las entrevistas se basaron en los siguientes temas: "Contribuir al servicio de la investigación y la salud", "Aprender sobre la enfermedad y mejorar la salud" y "No sé lo que puedo mejorar." En la tercera parte, se utilizó el instrumento que se refiere a la satisfacción de los participantes en el programa, en el que el 77,8% de las preguntas contestadas fueron positivas. Conocer las expectativas y la satisfacción de los pacientes con DM son elementos que deben ser considerados en la planificación de las actividades de seguimiento para mejorar las intervenciones de salud
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 1588-1600.
  • Idioma: Português

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