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O imaginário de professores sobre ser professor nos dias atuais considerações preliminares

Sueli Regina Gallo-Belluzzo Gisele Meirelles Fonseca Inacarato; Douglas Cristiano da Silva; Valdneis da Silva Carvalho; Vanessa da Silva Amaral; Tânia Maria José Aiello-Vaisberg; Jornada Apoiar (15. 2017 São Paulo)

O procedimento de Desenhos‐Estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso Tardivo, Leila Salomão de la Plata Cury, org São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2017 1505 p

São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo 2017

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    O imaginário de professores sobre ser professor nos dias atuais considerações preliminares
  • Autor: Sueli Regina Gallo-Belluzzo
  • Gisele Meirelles Fonseca Inacarato; Douglas Cristiano da Silva; Valdneis da Silva Carvalho; Vanessa da Silva Amaral; Tânia Maria José Aiello-Vaisberg; Jornada Apoiar (15. 2017 São Paulo)
  • Materias: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; IMAGINÁRIO COLETIVO; PROFESSORES
  • Es parte de: O procedimento de Desenhos‐Estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso Tardivo, Leila Salomão de la Plata Cury, org São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2017 1505 p
  • Notas: Disponível em: <http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/15_Apoiar.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2019
  • Descripción: Esta pesquisa tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário de professores sobre ser professor nos dias atuais, justificando-se na medida em que reconhecemos a importância desse profissional na constituição de um ambiente de educação de qualidade, que favoreça o desenvolvimento intelectual e emocional de seus alunos. Muitas pesquisas focalizam a figura do professor, mas poucas se aprofundam na análise e busca de compreensão de suas emoções, realizando uma verdadeira escuta, aspecto ao qual atribuímos grande relevância. Participaram deste estudo qualitativo, que adota a psicanálise como método, onze professores do ensino fundamental, individualmente escutados em Entrevistas Individuais para Abordagem de Pessoalidades Coletivas, estruturadas ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Nesses encontros foram produzidos desenhos histórias a serem interpretados em termos da criação/encontro de campos psicológicos não conscientes, concebidos, à luz da psicologia concreta, como inconscientes intersubjetivos. O início da atividade interpretativa sustenta a afirmação de um campo, que intitulamos “Cadê os bons alunos?”, o qual revela sentimentos de angustia e impotência diante da falta de recursos para o exercício da função e da falta de reconhecimento e valorização pelos alunos e pela sociedade. Desse modo, compreende-se que além de cursos de formação e reciclagem, esses profissionais necessitam de um espaço de cuidado emocional, que poderá favorecer a adoção de posicionamentos mais amadurecidos, críticos, esperançosos e proativos
  • Editor: São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo
  • Fecha de creación: 2017
  • Formato: on-line.; p. 516-528.
  • Idioma: Portugués

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