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O papel dos engenheiros e matemáticos na história do ensino de Física no Pará (1931-1970)

Almeida, Ruy Guilherme Castro De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2006-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O papel dos engenheiros e matemáticos na história do ensino de Física no Pará (1931-1970)
  • Autor: Almeida, Ruy Guilherme Castro De
  • Orientador: Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
  • Assuntos: Engenharia; Pará; Ensino; Física; História; Matemática; Mathematics; History; Engineering; Physics - Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: História social
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa analisa o processo de difusão da Física, através do ensino em três instituições de ensino superior no Estado do Pará: A Escola de Engenharia, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e o Núcleo de Física e Matemática da Universidade do Pará, no período compreendido entre a criação da Escola, em 1931 até a implantação efetiva da Reforma Universitária, em 1970. Foram examinados os contextos históricos e políticos que motivaram a criação das instituições, a formação dos professores, os Programas de Ensino das disciplinas de Física que foram ministradas nos cursos de graduação daquelas unidades acadêmicas, os discursos de seus dirigentes, os depoimentos de antigos professores e alunos, os recursos e as metodologias que foram utilizadas no processo do ensino. Meu propósito foi mostrar como ocorreu a transição, no ensino da Física, dos engenheiros da Escola de Engenharia para os matemáticos da Faculdade de Filosofia e destes para os físicos, que se congregaram no Núcleo de Física e Matemática. Inicialmente tentei mostrar as mudanças dos temas de Física que se processaram nas disciplinas ministradas, comparando os propósitos a que se destinavam. Ora servindo como base conceitual para os engenheiros, ora servindo como fundamento para a inserção dos matemáticos no magistério e ora servindo para a consolidação da profissionalização dos físicos. Destaquei também as idas e vindas dos engenheiros e matemáticos na busca por uma formação específica em Física em outros centros de ensino e pesquisa de outros Estados, notadamente, na Faculdade Nacional de Filosofia, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e na Universidade de São Paulo. Neste sentido, a criação, em 1961, do Núcleo de Física e Matemática representou o espaço social da difusão da Física onde convergiram e divergiram interesses e a ampliação quantitativa no domínio do ensino da Física na Universidade Federal do Pará. Esse momento se consolidou com a criação do Curso de Graduação de Licenciatura em Física, em 1965. Concluí que, a despeito das distâncias em relação aos centros difusores das ciências no Brasil, o ensino da Física no Pará estava em ressonância com as mudanças paradigmáticas que se processaram na comunidade científica nacional. Finalmente, concluiu-se também que, houve uma significativa contradição entre o formalismo dos conteúdos da Física expressos nos Programas de Ensino que seguiam os modelos metropolitanos e a realidade efetiva vivenciada pelos personagens que participaram do processo de difusão desta disciplina.
  • DOI: 10.11606/T.8.2006.tde-10072007-100501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2006-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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