skip to main content

Jogo carimbador esquemas de resolução e importância educacional

Valquíria Aparecida Carracedo Lino de Macedo 1944-

Revista Paulista de Educação Física Sào Paulo v. 14, n. 1, p. 16-31, 2000

São Paulo 2000

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM= MLi/120) )(Acessar)

  • Título:
    Jogo carimbador esquemas de resolução e importância educacional
  • Autor: Valquíria Aparecida Carracedo
  • Lino de Macedo 1944-
  • Assuntos: JOGOS EDUCATIVOS; JOGOS
  • É parte de: Revista Paulista de Educação Física Sào Paulo v. 14, n. 1, p. 16-31, 2000
  • Descrição: Neste trabalho estudodou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para estas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor - na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, tendo que para isso desenvolver habilidades motoras em um contexto de regulação ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir
    das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: p. 16-31.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.