skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Cocriação didática - o processo colaborativo de produção de material didático para curso semipresencial

Gabarrone, Melissa Rocha

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-08-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cocriação didática - o processo colaborativo de produção de material didático para curso semipresencial
  • Autor: Gabarrone, Melissa Rocha
  • Orientador: Kenski, Vani Moreira
  • Assuntos: Cocriação Didática (Cd); Equipe Multidisciplinar (Em); Material Didático (Md); Produção De Curso Online (Pco); Didactic Co-Creation (Dc); Didactic Material (Dm); Multidisciplinary Teams (Mt); Online Courses Production (Ocp)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Exemplar circulante revisado
  • Descrição: O preparo e produção de material didático para cursos on-line demanda o trabalho de uma equipe multidisciplinar (com técnicos e especialistas de diferentes áreas) junto aos professores-autores. A organização e o processo de produção são complexos e específicos para cada projeto e instituição de ensino. Nesta pesquisa, o objetivo é analisar como ocorreu o processo colaborativo de produção de material didático no curso semipresencial de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP (no período de 2013). Este estudo é definido como pesquisa qualitativa, identificada como estudo de caso. Para alcançar os objetivos previstos foi realizada coleta de dados documentais e entrevistas com profissionais que participaram do processo de criação. Para análise dos dados obtidos foi realizado inicialmente o levantamento de posicionamentos teóricos ligados aos principais termos que permeiam o estudo. Por meio de análise de conteúdo foram estabelecidas as relações entre a teoria estudada e os dados coletados. Ao final, conclui-se que, por se tratar de um trabalho em equipe, o conteúdo (texto) original precisa passar por alterações e adequações ao longo de todo o processo até se tornar material didático do curso (em seus diferentes formatos). Vale destacar que esse processo de produção é acompanhado, discutido e validado pelo professor em todas as suas etapas. Como em toda equipe multidisciplinar, a comunicação e as inter-relações entre os profissionais são constantes e significativas para o processo. É nesse contexto de trabalho em equipe (junto ao professorautor) que ocorrem momentos de cocriação didática, resultado de um trabalho colaborativo e de criação. Verificou-se que esse processo de atuação das equipes na produção de material didático tem momentos intercalados de trabalho individualizado e colaborativo. Apesar desse fluxo estar desenhado de forma linear, com etapas predefinidas, é nas inter-relações e trocas de conhecimentos, sugestões e adequações do conteúdo que ocorrem momentos de cocriação. Trata-se de um processo híbrido: linear e de cocriação. Linear em sua estrutura e forma de trabalho e de cocriação como parte natural das relações humanas e da produção coletiva de conhecimento.
  • DOI: 10.11606/D.48.2017.tde-16102017-114234
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-08-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.