Cuidados paliativos na formação de alunos de graduação da área da saúde
ABCD PBi


Cuidados paliativos na formação de alunos de graduação da área da saúde

  • Autor: Seredynskyj, Fernanda Laporti
  • Orientador: Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
  • Assuntos: Cuidados Paliativos; Currículo; Educação; Estudantes De Ciências Da Saúde; Curriculum; Education; Palliative Care; Students In Health Sciences
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: A necessidade de implementação dos cuidados paliativos é crescente em países de todo o mundo. Apesar disso, a maioria dos profissionais, apresenta pouco ou nenhum conhecimento teórico-prático em relação aos cuidados paliativos, o que torna evidente que a formação básica dos graduandos e a educação continuada dos profissionais de saúde se encontram, de alguma forma, deficientes nesta área. Nesse sentido, o estudo apresentou a seguinte questão de pesquisa: \"Quais são os saberes essenciais para uma proposta educativa, sobre cuidados paliativos, e como estes podem contribuir na formação técnica e científica de alunos de graduação das ciências da saúde?\" Objetivo: Desenvolver uma proposta educativa dos saberes essenciais em cuidados paliativos, para contribuir na formação técnica e científica de alunos de graduação das ciências da saúde. Método: Estudo desenvolvido em duas fases, sendo: a primeira, denominada \"preparatória\", com a revisão integrativa da literatura, o trabalho de campo com os alunos de graduação e a avaliação de conteúdo da proposta, por especialistas da área; e a segunda fase, denominada \"desenvolvimental\", com a avaliação da validade de conteúdo da proposta, por especialistas da área, e o desenvolvimento final da proposta educativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Resultados: A revisão integrativa da literatura foi realizada a partir da seguinte questão de pesquisa: \"Quais as evidências disponíveis na literatura sobre o ensino dos cuidados paliativos aos alunos de graduação das ciências da saúde?\" A busca foi realizada sem restrição de datas, nos idiomas inglês, português e espanhol, nas bases de dados PubMed, LILACS e Embase. Um total de 1275 artigos foram identificados, sendo 28 artigos incluídos na revisão. Os artigos foram publicados entre os anos de 2001 a 2017, todos em língua inglesa. Todos os artigos apresentaram algum tipo de intervenção educativa, com pré e/ou pós teste e destes, apenas quatro estudos apresentaram análise exclusivamente qualitativa. Os resultados evidenciaram o ensino dos cuidados paliativos de forma esporádica e pontual durante os cursos de graduação, mas com a utilização das metodologias ativas, que possibilitaram a formação dos alunos nos níveis de conhecimento, competência, habilidade e atitude. No que diz respeito ao trabalho de campo desenvolvido com alunos, foi utilizado um questionário autoaplicável e a estratégia do método problematizador. O programa SPSS, versão 23.0, foi utilizado para a análise dos dados sociodemográficos e de formação acadêmica dos alunos, e o software ALCESTE e o método da análise temática, para a análise dos discursos. A população do estudo foi constituída por 12 alunos, 91,7% do sexo feminino, com idade entre 21 a 28 anos (média=22,8 anos), todos solteiros. Dos cursos de graduação, 50% eram alunos da enfermagem, 41,7% da fonoaudiologia e 8,3% da medicina. Quanto à formação acadêmica, 66,7% dos alunos referiram não terem cursado nenhuma disciplina sobre os cuidados paliativos durante a graduação, 91,7% referiram que não possuíam o conhecimento necessário para atuar em cuidados paliativos e 75% não se sentiam preparados para atuar na área, caso fosse necessário. Em relação à análise dos discursos, o corpus analisado apresentou 63% de aproveitamento e foi dividido em cinco classes, denominadas: 1) Formação acadêmica (14%); 2) Atuação profissional (43%); 3) Cuidado ao paciente e a família (8%); 4) Vivências do aluno no processo de cuidar (22%); 5) Interprofissionalidade e tomada de decisão (13%). A partir dos resultados obtidos com a revisão integrativa da literatura e com o trabalho de campo a proposta educativa foi desenvolvida. Os temas emergentes dos dois estudos foram agrupados, organizados e subdivididos em unidades/módulos de aprendizagem. Os especialistas realizaram a avaliação de conteúdo da proposta com sugestões apresentadas ao longo do instrumento adotado. A proposta educativa foi alterada de acordo com as considerações e pertinência emanadas dos especialistas. Após, a avaliação da validade de conteúdo da proposta foi realizada com a utilização do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O índice variou de 0,8 a 1, sendo que todos os itens apresentaram IVC-I ≥ 0,78 e o conjunto total dos itens apresentou IVC-S de 0,92, evidenciando uma adequada validade de conteúdo da proposta educativa. As considerações dos especialistas que foram pertinentes a esta versão da escala também foram realizadas. A proposta educativa final dos saberes essenciais em cuidados paliativos, para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação das ciências da saúde, apresentou oito unidades/módulos de aprendizagem, denominadas: 1) Princípios dos cuidados paliativos; 2) Comunicação; 3) Avaliação clínica; 4) Manejo dos sintomas e do sofrimento; 5) Suporte bio-psico-social-espiritual; 6) Plano de cuidados e tomada de decisão; 7) Gestão do cuidado e dos serviços de saúde; 8) Assistência no fim da vida. Conclusão: As limitações da abordagem dos cuidados paliativos reforçam a necessidade da inclusão da temática nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação das ciências da saúde. O presente estudo apresentou uma proposta que ainda necessitará ser validada com os alunos de graduação, de forma a propor novas reflexões e diretrizes para o ensino da temática.
  • DOI: 10.11606/T.22.2019.tde-24032022-110401
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-11-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto (https://doi.org/10.11606/T.22.2019.tde-24032022-110401 )