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Matemática na infância: uma construção, diferentes olhares

Silva, Silem Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2008-03-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Matemática na infância: uma construção, diferentes olhares
  • Autor: Silva, Silem Santos
  • Orientador: Moura, Manoel Oriosvaldo de
  • Assuntos: Teoria Da Atividade; Matemática; Infância; Formação De Educadores; Atividade Orientadora De Ensino; Educartor´S Trainining; Childhood; Math; Mathematics; Teaching Guiding Activities; Activity Theory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa foi realizada a partir de uma parceria entre a universidade e a escola, organizada por meio de um curso de atualização, cujo tema era a matemática na infância, promovido pela Faculdade de Educação da USP para educadores da rede pública do município de São Paulo. Como um dos coordenadores deste curso e como pesquisador, procuro investigar os indicadores e determinantes do processo de aprendizagem do educador, tendo como mote o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Ao mesmo tempo, busco desvelar de que forma o processo de formação dos educadores, articulado ao cotidiano escolar, pode transformar as concepções, práticas e teóricas dos sujeitos. Os principais referenciais teóricos usados foram a psicologia histórico-cultural desenvolvida por Vygotsky, Teoria da Atividade de Alexis Leontiev(2004) , Psicologia do Jogo a partir dos escritos de Daniil B. Elkonim(1998) , o conceito de Atividade Orientadora de Ensino e episódios, de Manoel Oriosvaldo de Moura e o conceito de Isolado de Bento de Jesus Caraça. Estes referenciais teóricos dialogaram com os temas educação, infância, currículo e matemática dando a orientação e sustentação para o corpo do trabalho e as análises e observações feitas. A pesquisa mostra como os educadores participantes vão se apropriando de conhecimentos e práticas educativas de organização do ensino. Ao focar este modo de apropriação, extraímos os indicadores do processo de formação, que foram analisados buscando compreendê-los na sua gênese e desenvolvimento. Chega-se a conclusão que propostas pedagógicas consubstanciadas em currículo requer a apropriação do modo de criação de significados do trabalho pedagógico em coletivos de formação.
  • DOI: 10.11606/D.48.2008.tde-09102008-110934
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-03-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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