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Argumentação matemática em aulas investigativas de física

Carmo, Alex Bellucco Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-03-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Argumentação matemática em aulas investigativas de física
  • Autor: Carmo, Alex Bellucco Do
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Argumentação; Ensino Por Investigação; Física; Matemática; Linguagens; Mathematics; Languages; Inquiry Teaching; Argumentation; Physics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: No trabalho a seguir buscamos compreender o papel da matemática na construção dos argumentos dos estudantes em atividades de ensino investigativas. Para o encaminhamento dessa pesquisa, realizamos uma revisão sobre argumentação e argumentação matemática com o intuito de obter elementos para a construção de um instrumento de análise de situações de ensino e aprendizagem. A partir desse estudo emergiu também a necessidade da consideração das diferentes linguagens usadas na comunicação e de observar a qualidade do processo argumentativo em termos de sua forma e conteúdo. Com a estruturação desse quadro teórico, elaboramos uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton, que agrupa as características encontradas, tal como a abdução, isto é, o uso de uma regra ou lei como hipótese que auxilia na explicação de um fato novo. Para alcançar nossos objetivos, analisamos a gravação em vídeo da aplicação dessa sequência em uma turma do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública do estado de Santa Catarina, com o auxílio do software Videograph, que facilita visualizar a ocorrência das categorias propostas em um gráfico temporal. Verificamos a intensa frequência das propriedades da argumentação destacadas, com um grande movimento das diferentes linguagens na construção dos significados, em especial a algébrica no processo de estimativas. Por outro lado, ficou explícita a desconexão entre fenômenos e suas representações, à medida que os estudantes se distanciaram do problema experimental do início da SEI e se envolveram no processo de resolução de problemas isso demanda o planejamento de atividades específicas para estimular a reflexão sobre essas situações.
  • DOI: 10.11606/T.48.2015.tde-12052015-135710
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-03-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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