skip to main content

O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf

Neves, Karla Christine De Figueiredo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf
  • Autor: Neves, Karla Christine De Figueiredo
  • Orientador: Machado, Nilson Jose
  • Assuntos: Educação; Educação Matemática; Ensino; Matemática; Pedagogia Waldorf; Métodos De Ensino; Teaching Methods; Teaching; Mathematics Education; Mathematics; Education; Waldorf Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O trabalho escolar realizado na escola Waldorf com a Matemática tem na percepção sensorial seu ponto de partida. Esta dissertação pretende investigar o papel que essa disciplina desempenha, quando trabalhada sob este viés, na formação do indivíduo. Pressupõe que o autoconhecimento, advindo do amadurecimento sensorial chegando à condição de abstração e liberdade que transcende as âncoras sensoriais, permite instrumentalizar a criança e o jovem conduzindo-os à assunção da condição humana. Parte de uma revisão bibliográfica acerca da sensorialidade humana sob a perspectiva da antroposofia, aponta as etapas do desenvolvimento cognitivo humano, e percorre o desenrolar do currículo da Matemática nas escolas Waldorf, interrelacionando-os e culminando em uma reflexão sobre o tema, desvendando a relação subjacente entre o aprendizado da matemática e a formação do indivíduo.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-18032019-151611
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.