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Dubai. Cidade do Espectáculo

Luís Diogo Alves Paula de Sousa

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Citações Citado por
  • Título:
    Dubai. Cidade do Espectáculo
  • Autor: Luís Diogo Alves Paula de Sousa
  • Descrição: Assistimos nas duas últimas décadas e a uma velocidade estonteante, à transformação da pequena aldeia piscatória do Dubai num dos principais destinos turísticos de luxo do mundo. Detentora de múltiplos records do guiness, tais como o do edifício mais alto "Burj Khalifa", ou do hotel mais luxuoso do mundo "Burj al Arab", o Dubai tornou-se numa das cidades mais mediáticas da actualidade. Para isso, a arquitectura parece ter desempenhado um papel fundamental. Foi através da espectacularidade, exuberância e luxo dos projectos construídos que o Dubai conseguiu atrair, não só, a atenção dos meios de comunicação como também milhares de turistas por todo o mundo. À semelhança de uma campanha de marketing, os edifícios, valorizados exclusivamente pela sua imagem, parecem reduzir-se assim a meros produtos pelos quais se promove a cidade. Produtos onde a arquitectura se reduz a uma imagem, uma experiência; na sua essência um espectáculo. De forma a compreender a actual morfologia e estratégia de desenvolvimento urbano do Dubai, com este trabalho procurar-se-á não só estudar os factores sociais, económicos e políticos que se encontram na sua origem, como também reflectir acerca da viabilidade deste modelo de cidade, onde a qualidade da arquitectura parece secundarizar-se relativamente à sua imagem ou capacidade de sedução. In the last two decades and at a high speed we've watched the transformation of the small fishing village of Dubai in one the main touristic destinations of the world. With several world Guinness records like the tallest building "Burj Khalifa" or the most luxurious hotel of the world "Burj al Arab" Dubai has become one of today's most well known cities . In this process, architecture seems to have played an important role. It was through the spectacularity, exuberance and luxury of the built projects that Dubai has attracted not only the media but also thousands of tourists around the world. As a marketing campaign, the buildings, valued only by their image, seem to have been reduced to mere products by which the city promotes itself. Products where architecture reduces itself to an image, an experience; in its essence a spectacle. In order to understand the actual morphology and urban development strategy of Dubai, this work seeks not only to understand the social, economical and political factors behind its origin, but also to reflect about the viability of this model where the the quality of architecture seems to be reduced to its image.
  • Idioma: Português

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