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A ciência dos discursos publicitários de produtos radioativos do início do século XX reflexões para o ensino de ciência a partir da história das garotas do rádio

Karel Pontes Leal Thaís Cyrino de Mello Forato

2023

Localização: IF - Instituto de Física    (https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-15082023-163918 )(Acessar)

  • Título:
    A ciência dos discursos publicitários de produtos radioativos do início do século XX reflexões para o ensino de ciência a partir da história das garotas do rádio
  • Autor: Karel Pontes Leal
  • Thaís Cyrino de Mello Forato
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; ENSINO; CIÊNCIA; HISTÓRIA DA CIÊNCIA; ANÁLISE DO DISCURSO; LINGUAGEM PUBLICITÁRIA; Discourse Analysis; Ensino De Ciências; Garotas Do Rádio; Historia Da Radioatividade; History Of Radioactivity; History Of Science; Radio Girls; Science Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Os anos finais do século XIX e os iniciais do século XX apresentaram à humanidade a compreensão sobre os fenômenos radioativos. Envolto num período de valorização de produtos naturais, os elementos radioativos receberam esse rótulo e uma gama de artefatos e serviços baseados em radioatividade foram lançados no mercado, mesmo que passando por algum processo industrial. Terapias de imersão em água, alimentos, tônicos, medicamentos, cosméticos e acessórios tiveram elementos radioativos adicionados nas primeiras décadas do século XX. Um grande fenômeno de vendas foi o relógio que brilha no escuro. No início da década de 1920, milhares de exemplarem eram vendidos nos EUA e na Europa, sendo produzidos em diferentes lugares, com destaque para a empresa United States Radium Corporation em Nova Jersey (EUA). Centenas de jovens mulheres trabalharam nessa fábrica pintando ponteiros e mostradores de relógios. Essas jovens, conhecidas como garotas do rádio, começaram a adoecer e buscaram indenizações na justiça. Visando observar e compreender o desenvolvimento do mercado de produtos radioativos e suas estratégias publicitárias, bem como o desenrolar do episódio histórico das garotas do rádio e suas potencialidades para o ensino de ciências, esse trabalho foi construído sobre diferentes aspectos teóricos e metodológicos.
    Para a análise do episódio histórico, foram utilizados conceitos da historiografia e da natureza das ciências, assim como a escola francesa da análise do discurso para avaliar as estratégias de discursivização das ciências utilizadas em publicidades de tal período. Fazendo uso de fontes primárias e secundárias, foram analisadas discussões epistêmicas, por exemplo os experimentos e exames médicos realizados na época, a ética envolvida no trabalho científico e os aspectos não epistêmicos, como influências política, econômica, de gênero e de classe social para o desenvolvimento das ciências. A partir dessas análises, foi elaborada uma narrativa histórica envolvendo aspectos da física, química, medicina, direito e da comunicação social. Diferentes peças publicitárias foram analisadas demonstrando marcas do discurso científico em uma estratégia de convencimento de um público-alvo. Com base na ética da razão cordial de Adela Cortina, foram propostas possibilidades para o ensino de ciências, principalmente para a formação de professores, buscando um enfoque que evidencie reflexões sobre as questões sociocientíficas. Além das abordagens transversais que a narrativa histórica e a reflexão crítica sobre o uso do discurso científico permitem, como desdobramentos esse trabalho pode fomentar o desenvolvimento de materiais, estratégias e abordagens para a escola básica. Ademais, ainda que tendo claro os riscos de anacronismos, a articulação feita entre publicidade e ciência, na época, instiga reflexões sobre a contemporaneidade, por exemplo, a utilização de discursos pseudocientíficos como estratégia de persuasão.
    Além disso, a narrativa pauta temas atuais e urgentes, como questões de gênero e desigualdade social, fundamentais para a promoção de uma sociedade mais justa
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 156 p.
  • Idioma: Português

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