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Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008); Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008)

Fléchet, Anaïs

Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 32 (2009); 43-62

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2009-12-23

Acesso online

  • Título:
    Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008); Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008)
  • Autor: Fléchet, Anaïs
  • Assuntos: Intercâmbios Culturais; Crítica Cinematográfica; Música Popular; Brasil; França; Estados Unidos; Cultural Exchanges; Film Criticism; Popular Music; Brazil; France
  • É parte de: Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 32 (2009); 43-62
  • Descrição: Winner of the Palme d’Or in 1959, Black Orpheus by Marcel Camus, also known as Orfeu Negro and Orfeu do carnaval, obtained an ambiguous critical reception. If, on the one hand, the success of the movie gave an impulse to the divulgation of Brazilian music and cinema on the 60’s, on the other hand, it was severely criticized in the name of the authenticity of the Brazilian popular culture. The analysis of the production’s documents and the film critics published in Europe and Americas, invites us to revalue the role of the movie in the cultural exchanges between Brazil, France and United States. The hypothesis defended here is that Black Orpheus, despite the formal and ideological critic, is a first class document for the study of the carioca cultural scene of the late 50’s, and the story of cultural transfers.
    Palma de Ouro em 1959, Orfeu Negro, do cineasta Marcel Camus, conhecido também como Orfeu do carnaval e Black Orpheus, teve uma recepção crítica ambígua desde então. Se, por um lado, o sucesso do filme deu um impulso fundamental à divulgação do cinema e da música brasileira no exterior nos anos 1960, foi também denunciado em nome da autenticidade da própria cultura brasileira. A análise dos documentos da produção, bem como dos artigos publicados nas revistas européias e norte-americanas, permite repensar o papel do filme nas relações interculturais entre Brasil, França e Estados Unidos. A hipótese defendida é que, apesar das críticas formais e ideológicas, Orfeu Negro constitui um documento de primeira ordem para o estudo da paisagem cultural carioca do final dos anos 1950 e da história das transferências culturais.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68091/70649
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2009-12-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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