skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Espaços e significados do corpo no "Experimental da Lapa"(1967-1972)
Marisa Helena Silva Farah Cecília Hanna Mate
2005
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(37.07(81.61) F219e )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Espaços e significados do corpo no "Experimental da Lapa"(1967-1972)
Autor:
Marisa Helena Silva Farah
Cecília Hanna Mate
Assuntos:
Escola Experimental da Lapa (São Paulo)
;
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
;
ENSINO FUNDAMENTAL -- 1967-1972 -- SÃO PAULO (SP)
;
CORPO (EDUCAÇÃO FÍSICA) (EDUCAÇÃO)
;
CONSCIÊNCIA CORPORAL (EDUCAÇÃO)
;
PESQUISA EDUCACIONAL
;
PRÁTICA DE ENSINO
;
ESCOLAS -- 1967-1972 -- SÃO PAULO
;
MÉTODOS DE ENSINO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Trata-se de uma pesquisa que busca compreender em quais espaços teóricos epistemológicos o corpo do aluno foi considerado dentro do projeto educacional da escola "Experimental da Lapa" - formado pelas escolas Grupo Escolar Experimental "Dr. Edmundo de Carvalho" e Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental I - durante o período de 1967-1972. A partir do panorama desses espaços, apresenta algumas hipóteses de aparição do corpo, considerando os seguintes aspectos: a escola inserida no campo das experimentações educacionais do período, a situação política de regime militar no Brasil, as áreas de influência no âmbito educacional escolar e a proposta de 'ensaio' para uma escola de oito anos. Os documentos utilizados para a análise foram os Relatórios das escolas dos anos de 1967/68/69170; os Cadernos publicados entre os anos de 1971 e 1972 pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação; e entrevistas com professores, orientadores e alunos que estavam na escola nesse período. Para orientar o trabalho investigativo das ações educativas e pedagógicas sobre o corpo do aluno no "Experimental da Lapa", a análise partiu das concepções do filósofo francês Michel Foucault de 'poder disciplinar', entendido aqui como um controle detalhado do corpo que produz um comportamento corporal específico por meio da distribuição dos indivíduos no espaço, do controle ) do tempo, da vigilância contínua e do registro. Em contraponto, coloca-se a visão fenomenológica de
Maurice Merleau-Ponty, que traz o corpo como sujeito da Percepção a partir do conceito de 'corpo vivido', significando a experiência do sujeito de perceber o mundo mediante um ato intencional com seu corpo. Os resultados da pesquisa indicaram que o corpo foi considerado dentro do 'projeto pedagógico' da escola, balizado fortemente pelas áreas de biologia, psicologia e sociologia, que direcionaram as ações realizadas sobre os corpos do;- alunos por meio das atividades da escola, dos setores técnicos, do planejamento e da seleção das disciplinas. Essas ações se manifestaram de cinco formas: Preventivas, Re-educativas, Expressivas Disciplinares, Pedagógicas e Reflexivas, sendo esta última realizada com os próprios professores. As hipóteses encontradas para explicar tais ações foram três: a primeira para garantir o sucesso escolar eliminando as possíveis causas físicas, psíquicas e sócio-econômicas; a segunda para cumprir a idéia de educação integral colocando corpo e mente no mesmo patamar de valor; e a última hipótese seria a necessidade de desenvolver um sistema disciplinar sem coerção - a autodisciplina. A partir das entrevistas realizadas com os atores da escola, a pesquisa apontou também um paradoxo entre as ações realizadas sobre o corpo que, ao mesmo tempo em que se direcionavam para uma função disciplinadora, também aumentavam a capacidade crítica e criadora dos alunos
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
137 p. anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript