skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem

Gabriella Cristine Guerra de Carvalho Luciano César Pereira Campos Leonel; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza; Roselma Lucchese; Carla Natalina da Silva Fernandes

Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste Fortaleza v. 15, n. 3, p. 427-435, 2014

Fortaleza 2014

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2710058 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
  • Autor: Gabriella Cristine Guerra de Carvalho
  • Luciano César Pereira Campos Leonel; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza; Roselma Lucchese; Carla Natalina da Silva Fernandes
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE (ENFERMAGEM); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); PRÁTICA DE ENSINO; PESQUISA EDUCACIONAL
  • É parte de: Rene: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste Fortaleza v. 15, n. 3, p. 427-435, 2014
  • Descrição: O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa
    El objetivo del estudio fue acompañar y describir el proceso de implantación del Proyecto Pedagógico del Curso de Graduación en Enfermería, en el Campus Catalão, Universidad Federal de Goiás, bajo la óptica de docentes y discentes. Estudio cualitativo y descriptivo, con trece participantes, realizado entre abril del 2010 y junio del 2011, en Catalão, GO, Brasil. Se utilizó el grupo operativo como tecnología para acompañamiento y obtención de datos. Al final de cada reunión, fue realizada una crónica, sometida al análisis del contenido temático, donde emergieron dos categorías que revelaron como potencialidad del proceso de enseñanza y aprendizaje la interdisciplinaridad de la matriz curricular, y como limitadores, la inmadurez de los estudiantes y relación interpersonal conflictiva entre discentes y docentes. El trabajo en pequeños grupos es importante herramienta pedagógica; el grupo operativo se mostró asertivo en la gestión de la enseñanza y en la conducción de la investigación
  • Editor: Fortaleza
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 427-435.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.