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Computador: a máquina do conhecimento na escola.

Santos, José Antonio Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-05-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Computador: a máquina do conhecimento na escola.
  • Autor: Santos, José Antonio Dos
  • Orientador: Bueno, Belmira Amelia de Barros Oliveira
  • Assuntos: Computador; Sistema De Representação; Máquina Lógica; Letramento Digital; Educação Escolar; Tecnologia Da Inteligência; Formal Education; Intelligence Technology; Logical Machine; Digital Literacy; Representation System; Computer
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho examina as funções e os significados que o computador adquire no contexto escolar tendo em vista o uso que os alunos fazem dele em situações de aprendizagem. Esse exame foi feito a partir de dois trabalhos de campo etnográficos realizados em duas escolas públicas da rede municipal de educação de São Paulo, uma de educação infantil, outra de ensino fundamental, de 1ª a 8ª série. Os dados qualitativos que constituem a base para a análise e construção do objeto de pesquisa foram obtidos por meio de observações realizadas no laboratório de informática das escolas e de entrevistas com alunos, monitores, coordenadores pedagógicos e professores orientadores de informática educativa. Como pressuposto epistemológico, considera-se a idéia do computador como uma máquina que se dirige à nossa inteligência, apoiada nos princípios lógicos, da álgebra booleana. Com base em discussões sobre a virtualidade, o computador é caracterizado como um sistema de representação do real, que tem em comum com a linguagem a construção lógica. A consideração desse aspecto comum entre sistema de representação do real e linguagem fundamenta-se em Wittgenstein. A principal conclusão deste trabalho é a constatação que, em situação de aprendizagem, o computador supera a concepção de uma máquina de ensinar, pois os alunos desenvolvem não apenas saberes necessários ao seu uso, mas também apropriam-se de um sistema de representação, o que caracteriza um processo de letramento digital.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-08112007-105055
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-05-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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