skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Análise das relações entre família e escola na cidade de Porto Velho / RO
Maria Neucilda Ribeiro José Fernando Bitencourt Lomônaco
2000
Localização:
IP - Instituto de Psicologia
(T LC225 R484a e.2 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Análise das relações entre família e escola na cidade de Porto Velho / RO
Autor:
Maria Neucilda Ribeiro
José Fernando Bitencourt Lomônaco
Assuntos:
ESCOLA E FAMILIA
;
ESCOLAS
;
ENSINO PÚBLICO
;
ENTREVISTAS (PSICOLOGIA)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo deste trabalho foi coletar informações de pais, professores e corpo técnico-pedagógico, a fim de conhecer a natureza das relações existentes entre escola e família nos estabelecimentos de ensino fundamental da cidade de Porto Velho/RO. Este estudo é de natureza qualitativa e seus dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A amostra foi composta de trinta sujeitos, divididos em três grupos de dez participantes, envolvendo três segmentos da comunidade escolar: professores, corpo técnico-pedagógico e pais de alunos. A pesquisa foi realizada em dez unidades escolares pertencentes à rede pública e particular do ensino fundamental da cidade de Porto Velho/RO, freqüentadas por alunos de diferentes classes sociais. Verificou-se que: a) os professores e o corpo técnico-pedagógico das escolas valorizam os encontros com a família de seus alunos; b) as mães comparecem mais freqüentemente às reuniões da escola do que os pais; c) maioria dos pais que comparecem às reuniões prefere tratar de assuntos relacionados estritamente à vida escolar de seus filhos, não demonstrando interesse em envolver-se com o projeto pedagógico das escolas; d) o corpo docente e técnico-pedagógico das escolas também não manifestou interesse e disposição em discutir questões de caráter pedagógico com os pais; e) nas escolas públicas, os pais mostraram-se dispostos a colaborar para obtenção de recursos financeiros e, também, se for o caso, na prestação de serviços.
Discutiu-se a importância do relacionamento família-escola para a implantação de uma gestão democrática na instituição escolar, o que pressupõe a existência de um ambiente de discussões e debates entre todos os segmentos nos quais a escola se acha inserida
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
133 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript