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Análise das relações entre família e escola na cidade de Porto Velho / RO

Maria Neucilda Ribeiro José Fernando Bitencourt Lomônaco

2000

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LC225 R484a e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise das relações entre família e escola na cidade de Porto Velho / RO
  • Autor: Maria Neucilda Ribeiro
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco
  • Assuntos: ESCOLA E FAMILIA; ESCOLAS; ENSINO PÚBLICO; ENTREVISTAS (PSICOLOGIA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste trabalho foi coletar informações de pais, professores e corpo técnico-pedagógico, a fim de conhecer a natureza das relações existentes entre escola e família nos estabelecimentos de ensino fundamental da cidade de Porto Velho/RO. Este estudo é de natureza qualitativa e seus dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A amostra foi composta de trinta sujeitos, divididos em três grupos de dez participantes, envolvendo três segmentos da comunidade escolar: professores, corpo técnico-pedagógico e pais de alunos. A pesquisa foi realizada em dez unidades escolares pertencentes à rede pública e particular do ensino fundamental da cidade de Porto Velho/RO, freqüentadas por alunos de diferentes classes sociais. Verificou-se que: a) os professores e o corpo técnico-pedagógico das escolas valorizam os encontros com a família de seus alunos; b) as mães comparecem mais freqüentemente às reuniões da escola do que os pais; c) maioria dos pais que comparecem às reuniões prefere tratar de assuntos relacionados estritamente à vida escolar de seus filhos, não demonstrando interesse em envolver-se com o projeto pedagógico das escolas; d) o corpo docente e técnico-pedagógico das escolas também não manifestou interesse e disposição em discutir questões de caráter pedagógico com os pais; e) nas escolas públicas, os pais mostraram-se dispostos a colaborar para obtenção de recursos financeiros e, também, se for o caso, na prestação de serviços.
    Discutiu-se a importância do relacionamento família-escola para a implantação de uma gestão democrática na instituição escolar, o que pressupõe a existência de um ambiente de discussões e debates entre todos os segmentos nos quais a escola se acha inserida
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 133 p.
  • Idioma: Português

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