skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise com base nos dados do SAEB 2003

Duarte, Rafael Gomes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2009-12-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise com base nos dados do SAEB 2003
  • Autor: Duarte, Rafael Gomes
  • Orientador: Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
  • Assuntos: Educação; Professores; Rotatividade; Education; Teachers; Turnover
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho propõe identificar os fatores que influenciam na rotatividade de professores no ensino fundamental e médio brasileiro. Para isso foram estimados modelos econométricos para verificar a probabilidade de uma turma ter mais de um professor durante o mesmo ano. Usamos como base de dados os microdados do SAEB/2003, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC). Verificamos que os professores de matemática e de língua português de diferentes séries respondem de forma diferente as variáveis analisadas. Por exemplo, um aumento na proporção de alunos brancos em 10 pontos percentuais está associado a uma diminuição de 1 ponto percentual na rotatividade, no caso de professores de 4ª série do ensino fundamental de Língua Portuguesa e Matemática. Por sua vez, professores de 4ª serie do ensino fundamental de ambas as disciplinas e para os de 8ª serie do ensino fundamental que lecionam Língua Portuguesa, trabalhar em escolas particulares reduz a probabilidade de rotatividade em 5 pontos percentuais. Por fim, a ocorrência de atentados à vida na escola aumenta rotatividade dos professores de 4ª serie do ensino fundamental de Língua Portuguesa e a presença de armas que eleva em a rotatividade dos professores de 4ª serie do ensino fundamental das duas disciplinas. Para o 3º ano do ensino médio, a participação do professor no projeto pedagógico diminui a rotatividade.
  • DOI: 10.11606/D.96.2009.tde-07052010-163617
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2009-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.