skip to main content

Educação museal em tempos de crise reflexões sobre novas práticas educativas

Adriano Dias de Oliveira Maurício André da Silva; Maurício Cândido da Silva

São Paulo FMVZ/USP 2023

Localização: FMVZ - Fac. Med. Vet. e Zootecnia    (ADM - 24 )(Acessar)

  • Título:
    Educação museal em tempos de crise reflexões sobre novas práticas educativas
  • Autor: Adriano Dias de Oliveira
  • Maurício André da Silva; Maurício Cândido da Silva
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM MUSEUS; MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS; Antropoceno; Controvérsias Científicas; Marcadores Sociais Da Diferença; Multiespécies
  • Notas: Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1218. Acesso em: 21 dez. 2023
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: ADM-24 Documento Digital
  • Descrição: Esta obra tomou como base o processo e a criação do Curso intitulado Educação museal em tempos de crise: reflexões sobre novas práticas educativas. A dinâmica de estruturação do curso iniciou-se com a formação de uma equipe nuclear, a partir da qual ocorreram encontros e debates internos, a partir de textos que abordassem os temas atuais, com as experiências profissionais, tendo sempre em vista a abrangência geral da prática educativa em diferentes museus. Como resultado desta dinâmica, emergiram os quatro aspectos centrais que modularam o nascimento da proposta do curso: 1) Antropoceno; 2) Controvérsias Científicas 3) Marcadores sociais da diferença; 4) Multiespécies. Dentre os temas mencionados acima, definiu-se o conceito Antropoceno como norteador, uma vez que as discussões e reflexões a serem tratadas convergem para esta noção que tem atualmente definido o período em que vivemos e, consequentemente, influenciado os processos de trabalho nos museus. As especificidades dos três museus a que os coordenadores do curso estão vinculados – Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e o Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – serviram de referência para o aprofundamento dos debates. É importante ressaltar que, embora cada instituição possua suas particularidades teóricas e práticas, todas compartilham ao mesmo tempo de problemas comuns dentro do campo da comunicação museal. A coordenação entendeu ser fundamental estender essa experiência em uma publicação, a fim de que outros profissionais e estudantes tenham acesso aos conteúdos abordados durante o curso, mas, sobretudo, para ampliar as vozes de diferentes perfis e realidades daqueles que fizeram parte dessa experiência. Os textos aqui reunidos apresentam a diversidade de questões e inquietações vivenciadas
  • Editor: São Paulo FMVZ/USP
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 60 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.