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Funções atencionais da criança com fissura labiopalatina

Ferro, Márcia Regina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais 2015-08-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Funções atencionais da criança com fissura labiopalatina
  • Autor: Ferro, Márcia Regina
  • Orientador: Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
  • Assuntos: Avaliação Neuropsicológica; Fenda Labial; Fissura Palatina; Funções Executivas; Cleft Lip; Cleft Palate; Executive Functions; Neuropsychological Evaluation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Objetivo: Investiar as competências neuropsicológicas da atenção de crianças com fissura labiopalatina (FLP) reparada; caracterizar o perfil das habilidades neuropsicológicas da atenção quanto a seletividade, sustentação e alternância; comparar os níveis atencionais entre os grupos compostos por crianças com fissuras pré-forame, pós-forame e transforame incisivo. Fizeram parte deste estudo 111 sujeitos, ambos os sexos, entre 7 e 12 anos, diagnosticados com FLP isolada. Os critérios de inclusão foram; estar inscrito no Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP); ter diagnóstico de FLP isolada e reparada, classificados num dos tipos: pré-forame, transforame e pós-forame; estar na faixa etária do estudo; apresentar nível intelectual dentro da classificação de normalidade; não fazer uso de medicação neurológica ou psiquiátrica; apresentar queixa de atenção e/ou nível inferior na leitura e escrita; consentir formalmente na pesquisa através do termo de consentimento. Material e Métodos: Os instrumentos utilizados foram; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: escala especial; Teste de Desempenho Escolar (TDE); Teste de Atenção Difusa - Forma 1 (TEDIF-1); Teste de Atenção Visual (TAVIS-4); Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST); Teste Stroop de Cores e Palavras. Os dados foram categorizados e descritos conforme os crivos e tabelas de apuração e interpretação, contidos no manual de cada instrumento. Resultados: O gênero masculino teve maior incidência e o tipo predominante foi o da fissura transforame. Os recursos intelectuais em tarefas de raciocínio mostraramse na média para a maioria dos participantes. Quanto ao domínio de leitura e escrita, caracterizado por níveis inferiores à série e idade em atividades de escrita (85,59%) e leitura (73,87%), indicando as dificuldades básicas de aprendizagem. Conclusão: Concluiu-se que as crianças com fissura labiopalatina apresentam alterações nas habilidades atencionais, tendo aquelas com fissura pós-forame maiores prejuízos atencionais quanto à seletividade e alternância da atenção e as com o tipo transforame, na sustentação atencional, e a pré-forame, comprometimentos nos três componentes de atenção, com significância estatistica comparado ao transforame
  • DOI: 10.11606/T.61.2016.tde-07032016-162709
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Data de criação/publicação: 2015-08-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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