skip to main content

Ambivalências da sociedade da informação

DEMO, Pedro

Ciência da informação, 2000-11, Vol.29 (2), p.37-42 [Periódico revisado por pares]

Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e technologia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ambivalências da sociedade da informação
  • Autor: DEMO, Pedro
  • Assuntos: economia da informação ; globalização ; INFORMATION SCIENCE & LIBRARY SCIENCE ; manipulação da informação ; sociedade da informação ; sociedade do conhecimento
  • É parte de: Ciência da informação, 2000-11, Vol.29 (2), p.37-42
  • Descrição: O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação.
  • Editor: Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e technologia
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.