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QualiAB desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de atenção básica

Elen Rose Lodeiro Castanheira Maria Ines Battistella Nemes; Margareth Aparecida Santini de Almeida; Rodolfo Franco Puttini; Ivete Dalben Soares; Karina Pavão Patrício; Mariana Arantes Nasser; Dinair Ferreira Machado; Antonio Luís Caldas Junior; Roseli d'Avilla Vasconcelos; Stella Brasil Pissato; Josiane Fernandes Lozigia Carrapato; Sabrina Sinabucro Kanesiro Bizelli

Saúde e Sociedade São Paulo v. 20, n. 4, p. 935-947, 2011

São Paulo 2011

Localização: FM - Fac. Medicina    (BCSEP 273 2011 )(Acessar)

  • Título:
    QualiAB desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de atenção básica
  • Autor: Elen Rose Lodeiro Castanheira
  • Maria Ines Battistella Nemes; Margareth Aparecida Santini de Almeida; Rodolfo Franco Puttini; Ivete Dalben Soares; Karina Pavão Patrício; Mariana Arantes Nasser; Dinair Ferreira Machado; Antonio Luís Caldas Junior; Roseli d'Avilla Vasconcelos; Stella Brasil Pissato; Josiane Fernandes Lozigia Carrapato; Sabrina Sinabucro Kanesiro Bizelli
  • Assuntos: ATENÇÃO À SAÚDE (AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO); SERVIÇOS DE SAÚDE (AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO)
  • É parte de: Saúde e Sociedade São Paulo v. 20, n. 4, p. 935-947, 2011
  • Notas: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v20n4/11.pdf
  • Descrição: Este artigo apresenta o desenvolvimento, validação e utilização de uma metodologia de avaliação da qualidade dos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), o Questionário de Avaliação da Qualidade de Serviços de Atenção Básica (QualiAB). Destina-se aos serviços de atenção básica, organizados segundo diferentes modelos de atenção, incluindo a Saúde da Família. Contém 50 indicadores sobre oferta e organização do trabalho assistencial e programático e 15 sobre gerenciamento, na forma de questões de múltipla escolha, autorespondidas via web pela equipe local do serviço. Confere a cada resposta valor zero, um ou dois; a média geral atribui ao serviço um grau de qualidade expresso pela distância do melhor padrão correspondente à média dois. Foi construído por processo de consenso interativo, que incluiu metodologias qualitativas, teste-piloto, aplicação em 127 serviços, validação de construto e confiabilidade. Respondido, em 2007, por 598 (92%) dos serviços de 115 municípios paulistas, mostrou bom poder para discriminar níveis de qualidade. Adotado em 2010 como parte de um programa de apoio à Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi respondido por 95% (2.735) dos serviços de 586 municípios (90,8% do Estado). Os resultados foram encaminhados aos municípios. O QualiAB fornece uma avaliação válida, simples e com a possibilidade de retorno imediato para gerentes e profissionais. Mostrou factibilidade, aceitabilidade, bom poder de discriminação e utilidade para auxiliar a gestão da rede de atenção básica do SUS em São Paulo. A experiência indica aplicabilidade nas redes de atenção básica do Brasil
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 935-947.
  • Idioma: Português

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