skip to main content

Etnografando a arqueologia. Dado etnográfico, prática etnográfica e conhecimento arqueológico

Fabíola Andréa Silva

2022

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE )(Acessar)

  • Título:
    Etnografando a arqueologia. Dado etnográfico, prática etnográfica e conhecimento arqueológico
  • Autor: Fabíola Andréa Silva
  • Assuntos: ETNOARQUEOLOGIA -- HISTÓRIA; ETNOGRAFIA -- MÉTODOS DE PESQUISA; ETNOLOGIA; GRUPOS INDÍGENAS -- ASPECTOS ARQUEOLÓGICOS
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Notas Locais: Arqueologia
  • Descrição: Este trabalho trata da importância dos dados etnográficos e da prática etnográfica na construção do conhecimento arqueológico. A autora busca mostrar como, na história da arqueologia, os dados etnográficos e a pesquisa etnográfica vêm sendo apropriados e entendidos pela(o)s arqueólog(o)s. Assim, cada capítulo inicia com uma breve revisão sobre como a etnografia foi sendo compreendida pela antropologia, e se desenvolve mostrando o modo como a(o)s arqueóloga(o)s foram dela se apropriando na sua prática e produção científica. Nesta revisão da produção arqueológica, a atenção da autora foi dedicada a autora(e)s e trabalhos que influenciaram a sua trajetória científica, especialmente, aqueles que trataram de temas como tecnologia, paisagem, espacialidade, formação do registro arqueológico e a noção de patrimônio arqueológico. Temas que são do interesse da autora, desde a década de 1990, como pode ser constatado nas pesquisas que tem desenvolvido, orientado ou supervisionado sobre diferentes povos indígenas (p.ex. Asurini do Xingu, Xikrin-Kayapó, Kaingang, Terena, Laiana, Kinikinau, Guaikuru, Kayabi, Xokléng/Laklãnõ, Wai-Wai, Cinta Larga, Arara, Wauja, Karajá/Ynÿ, Apiacá) e outras populações (p.ex. sertanejas, quilombolas, pastoras, camponesas), no Brasil, Peru e Argentina. Portanto, este trabalho se constitui de uma versão muito particular da história da relação entre etnografia e arqueologia.
    Todos os capítulos, bem como a conclusão podem ser lidos de forma independente, pois foram escritos na forma de artigos acabados sobre cada um dos temas abordados; a bibliografia, inclusive, foi separada por capítulo para facilitar a consulta de leitora(o)s. O trabalho é, em última instância, uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema da relação entre etnografia e arqueologia, e pretende servir como referencial de leituras para estudantes e outrem interessada(o)s no tema da relação entre arqueologia e etnografia.
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 382 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.