skip to main content

Educação pelo Jogo Dramático (EPJD): uma escola de teatro francesa

Scheffler, Ismael

Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2020, Vol.10 (2), p.1-32

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Educação pelo Jogo Dramático (EPJD): uma escola de teatro francesa
  • Autor: Scheffler, Ismael
  • Assuntos: Collaboration ; Conty, Jean-Marie ; Education ; ensino do teatro ; French culture ; história do teatro ; jacques lecoq ; Lecoq, Jacques ; Performing arts education ; teatro francês ; Theater ; Theater history
  • É parte de: Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2020, Vol.10 (2), p.1-32
  • Descrição: Resumo: O artigo tem por objetivo compreender a escola de teatro parisiense Educação Pelo Jogo Dramático [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), ativa entre 1946 e 1952. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível reconstituir algumas informações, compreender contextos históricos e teatrais, conhecer aspectos de funcionamento, propostas pedagógicas e redes de influências. A EPJD foi encabeçada por Jean-Marie Conty (1904-1999) e teve a colaboração de importantes personalidades do teatro e da dança franceses. Teve influência em outros países, incluindo o Brasil, notadamente por meio de Maria Clara Machado. A EPJD foi a primeira escola em que lecionou Jacques Lecoq (1921-1999). Assim, são estabelecidas considerações da EPJD com Lecoq. Résumé: Cet article vise à comprendre l’école de théâtre parisienne Éducation Par le Jeu Dramatique (EPJD), active de 1946 à 1952. Par une recherche bibliographique et documentaire, il a été possible reconstruire certaines informations, de comprendre les contextes historiques et théâtraux, de connaître des aspects du fonctionnement, des propositions pédagogiques et des réseaux d'influences. L’EPJD était dirigée par Jean-Marie Conty (1904-1999) et avait la collaboration de personnalités françaises du théâtre et de la danse. Il a eu une influence dans d'autres pays, dont le Brésil, notamment par Maria Clara Machado. L'EPJD a été la première école à enseigner Jacques Lecoq (1921-1999). Ainsi, les considérations d'EPJD avec Lecoq sont établies. Abstract: The article aims to comprehend the Parisian theater school Education for the Dramatic Play [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), active between 1946 and 1952. Through bibliographical and documentary research, it was possible to reconstruct some information, to understand historical and theatrical contexts, to know aspects of functioning, pedagogical proposals and networks of influences. The EPJD was headed by Jean-Marie Conty (1904-1999) and had the collaboration of leading French theater and dance personalities. It had influence in other countries, including Brazil, notably through Maria Clara Machado. The EPJD was the first school in which Jacques Lecoq (1921-1999) taught. Thus, considerations of EPJD with Lecoq are established.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.