skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Simulação da posição diária do lençol freático para a região de Ribeirão Preto-SP

G. M. Ferreira K. O. da Silva; Sérgio Nascimento Duarte; J. H. de Miranda; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Disponible en ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) y otras localizaciones(Obténgalo)

  • Título:
    Simulação da posição diária do lençol freático para a região de Ribeirão Preto-SP
  • Autor: G. M. Ferreira
  • K. O. da Silva; Sérgio Nascimento Duarte; J. H. de Miranda; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Materias: CANA-DE-AÇÚCAR; DRENAGEM AGRÍCOLA; LENÇÓIS FREÁTICOS (SIMULAÇÃO)
  • Es parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas locales: Também em CD-ROM
  • Descripción: Entre as culturas que são produzidas no Brasil a cultura da cana-de-açúcar (Saccharum spp) assume uma posição de destaque. Praticamente toda a cana produzida no estado de São Paulo é cultivada em condições de sequeiro e o aproveitamento de novas áreas para a sua produção, nas quais há necessidade de drenagem, torna-se importante. Portanto, esse trabalho teve como objetivo simular anualmente a posição diária do lençol freático (LF), para a região de Ribeirão Preto-SP e propor economicamente a viabilidade de espaçamento e profundidade de drenos, para a produção de cana-de-açúcar. Para a simulação utilizou-se o modelo SISDRENA (Miranda, 1997), no qual foram utilizados dados meteorológicos de Ribeirão Preto-SP, no período de 1971 a 2001, obtidos junto ao IAC (Instituto Agronômico de Campinas), sendo escolhidos 2 períodos anuais com características diferentes: um ano chuvoso e um ano seco (1983 e 1990, respectivamente). Foram utilizados dois tipos de solo de perfil homogêneo, com texturas diferentes (Franco-argiloso, argila) e valores de condutividade hidráulica saturada (Ko) de 1,0, 0,5 m dia-1, respectivamente. As simulações foram conduzidas para espaçamentos entre drenos de 5 a 100 metros, com profundidades de drenos de 1,2, 1,4 e 1,6 m. Os resultados obtidos permitiram concluir que para solos com menores valores de condutividade hidráulica o LF permaneceu com maior frequência próximo à superfície do solo o que de certa forma incide sobre a produtividade das culturas
  • Editor: São Paulo USP
  • Fecha de creación: 2003
  • Formato: p.116, res. 2.40.
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere