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Contribuições à gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil com base nos sistemas de avaliação norte americano e brasileiro

Maccari, Émerson Antonio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2008-07-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contribuições à gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil com base nos sistemas de avaliação norte americano e brasileiro
  • Autor: Maccari, Émerson Antonio
  • Orientador: Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de; Riccio, Edson Luiz
  • Assuntos: Administração Estratégica; Avaliação Da Educação; Avaliação De Programas Educacionais; Pós-Graduação; Education Evaluation; Graduate Program; Graduate Program Evaluate; Strategic Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O sistema brasileiro de avaliação de programas de pós-graduação vem evoluindo desde 1976, sendo considerado como um dos mais eficientes do mundo. Este sistema tem se mostrado essencial para a formação de recursos humanos de alto nível e para o desenvolvimento efetivo da ciência e tecnologia no País, pois, por meio de seus critérios e indicadores, ele permite avaliar a qualidade dos programas e apontar as áreas que o Estado deseja desenvolver. Este trabalho tem por objetivo propor contribuições à gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração do Brasil, com base nos sistemas de avaliação de pós-graduação norte-americano e brasileiro. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa em oito programas: quatro nos Estados Unidos, credenciados pela Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB), e quatro no Brasil, reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, baseado nos trabalhos de Eisenhardt (1989) e Yin (2003). A análise de dados seguiu as técnicas de agrupamento e de cluster sugeridas por Miles e Huberman (1994). Os principais resultados indicam diferenças na concepção e no uso dos sistemas pelos programas brasileiros e americanos. Por exemplo, nos Estados Unidos, os programas utilizam o sistema para assegurar o cumprimento da própria missão e atender a um padrão mínimo de qualidade. No Brasil, entretanto, os programas investem no aprimoramento da produção intelectual (qualidade e quantidade), na formação de alunos e na inserção social para cumprir com as exigências do sistema e obter maior nota. Contudo, propõe-se um o modelo de gestão que - além de atender aos requisitos do sistema de avaliação da CAPES - leve em consideração a realidade do programa e demais elementos importantes para seu contínuo aprimoramento, dentre eles, o plano estratégico, que abrange a missão e a visão; o egresso e as estratégias de acesso a recursos para melhor atender a seus stakeholders.
  • DOI: 10.11606/T.12.2008.tde-03092008-172119
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2008-07-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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